Libra é o signo da diplomacia. Regido pelo planeta Vênus, o sétimo signo do zodíaco representa a elegância e a necessidade de relacionamento com o outro. Porém, o entendimento de Libra está muito além da simples descrição de suas características. Diante deste signo tão belo e conciliador, fica a curiosidade de saber de onde vem tanto requinte e habilidade de diálogo. Além disso, há também as outras características que estão além das aparências e dessas descrições básicas que vemos por aí.
Neste artigo nós vamos observar a composição de Libra, justificando a origem da manifestação clássica que conhecemos.
Todos os librianos, em maior ou menor grau, se identificam com essa composição. Quem tem ascendente em Libra também se identifica. A intensidade varia conforme toda a dinâmica do mapa individual, sobretudo as condições de Vênus, os aspectos e a eventual presença de signos interceptados.
Assim, como as outras peças do zodíaco, Libra não existe sozinho. Então, ao mesmo tempo que tem o seu papel na evolução zodiacal, ele próprio tem na sua composição a presença de todos os outros signos.
Segredo revelado
Para descobrir a composição do signo, basta considerar as posições naturais das casas astrológicas e aplicar sobre elas a sequência do zodíaco, começando pelo signo de referência que você quer desmontar.
Como hoje estamos analisando o signo de Libra, é só imaginar esse signo na posição 1 e seguir em frente (daqui vem a fácil identificação com quem tem ascendente em Libra).
Não vamos desprezar a real importância de conhecer os detalhes da junção do elemento ar com a modalidade cardinal, bem como entender a fundo a simbologia de Vênus. Essa é a base do signo de Libra.
Nível: intermediário
Esse artigo só pode ser compreendido por quem conhece a lógica das casas astrológicas e a sequência dos signos como camadas da personalidade. Esses são os requisitos que dão sentido ao que vamos conversar aqui.
Afinal, as doze casas terrestres (aquelas divisões que vemos no mapa) têm estreita relação com as doze casas celestes – os signos. É a manifestação na Terra daquilo que também acontece em paralelo no céu.
Destaco também que estamos falando do padrão do signo de Libra e não de uma pessoa específica, ok?
A posição 1 celeste projeta a energia para o ascendente e a casa 1 terrestre. Aqui, Libra manifesta a sua identidade pura: senso de colaboração com outras pessoas. A expressão natural é permeada de charme e beleza. O signo representado pela balança também não abre mão do equilíbrio e do senso de justiça, sempre analisando os dois lados da situação antes de começar a agir.
Saiba mais sobre o ascendente e a casa 1.
Na segunda posição, encontramos o estrategista signo de Escorpião. Assim, descobrimos o segredo da habilidade de Libra com o manuseio das posses e do dinheiro. Aliás, é no requinte das coisas materiais que Libra desenvolve poder e, então, entendemos a sensualidade natural e o charme tão evidentes neste signo. Escorpião aqui também mostra a habilidade de transformar coisas aparentemente sem um sentido definido em algo com algum tipo de valor, mesmo que seja não monetário.
Aqui encontramos o segredo da comunicação tão bem sucedida de Libra. Na posição 3, o signo de Sagitário expande sem limites qualquer tipo de aprendizado iniciante. Assim, o signo de fogo mutável traz a sabedoria e capacidade de análise de vários pontos de vista e a liberdade na comunicação tão utilizada no viés diplomático.
A posição 4 reflete a base mais profunda e enraizada sobre a qual o signo se ergue. Libra está apoiado em Capricórnio, o que nos faz visualizar de onde vem a elegância e o senso de organização. Capricórnio não admite bagunça e daqui sai o bom gosto libriano: tudo harmonicamente no lugar, sem excessos e com isso constrói a sua autoridade.
Saiba mais sobre a casa 4.
Esse é um posicionamento interessante e bastante esclarecedor sobre o lado relacional de Libra. A casa celeste 5 mostra como o signo se reconhece na expressão da sua individualidade. No caso, Aquário é o ar fixo que se firma no coletivo, o que explica o auto reconhecimento de Libra a partir da interação com os outros. Aquário aqui também reforça a abertura para sentir prazer e felicidade com aquilo que sai do óbvio, porém sem perder o senso de organização e estrutura.
Mais um posicionamento que reforça a inclinação libriana ao outro. Peixes na sexta posição revela que o trabalho e ações cotidianas de Libra sempre envolvem algum grau de altruísmo. Da mesma forma que serve com devoção, Peixes também traz a sensibilidade de compreender a alma de seus colegas funcionários. O estado emocional tem direta relação com o estado de saúde de Libra.
Venha comigo para o Instagram!
O impulsivo signo de Áries está na posição celeste dedicada ao relacionamento com o outro. Então, Libra encontra o seu equilíbrio quando encontra parceiros que trazem a postura mais incisiva e decidida. Na verdade, Libra não é um signo indeciso: com Áries na sétima posição vemos que Libra sabe o que quer, mas faz questão de dar espaço para que o outro também manifeste as suas vontades.
Na posição 8 temos o signo de Touro, reforçando o charme natural de Libra. Nesse mesmo sentido, Touro projetado na oitava casa celeste também confere o intenso gosto por tudo aqui que é concretamente belo. Considerando como a segunda casa derivada da 7, esse posicionamento mostra a leal colaboração para que o parceiro ganhe dinheiro, além de mostrar que Libra está energeticamente aberto a receber recursos provenientes de fontes externas.
Gêmeos sobreposto na nona posição é o claro retrato da destreza libriana para expor as ideias. A inteligência de Libra, representada por Gêmeos, está sobreposta na casa da expansão e da divulgação do conhecimento. Buscando sempre o equilíbrio da balança, Libra, por meio de Gêmeos, sabe se fazer compreendido.
A reputação libriana é um ponto bastante sensível. A potência cardinal de Câncer faz com que Libra deseje ser respeitado, porém sem agredir, enfim, na energia canceriana. O impulso de cuidar é o segredo que faz com que projete no mundo uma imagem de responsabilidade. Câncer na décima posição direciona Libra para atingir os grandes objetivos com charme e acolhimento.
O sentimento de segurança de Libra está nas outras pessoas, nos amigos. Esse é o efeito da projeção de Leão na décima primeira posição. É no coletivo e nas amizades que Libra encontra força e sentido para sua expressão criativa. Com Leão na posição 11, Libra acaba atraindo amigos influentes e autoconfiantes.
A preocupação exagerada com detalhes não importantes e servir demais para agradar a todos pode ser a causa da ruína de Libra. Por outro lado, por estar focado no outro, a projeção de Virgem na posição 12 traz um poder oculto para perceber detalhes que outros não conseguem enxergar. Virgem também é um signo de organização e, posicionado na casa celeste 12, nutre a base do conhecido bom planejamento e bom gosto librianos.
Lembre-se:
Se você tem Libra forte no mapa, analise atentamente como isso é moldado no seu caso, fazendo a interpretação conjunta com os signos das casas da sua carta natal. E, claro, isso também deve ser considerado caso você esteja analisando o mapa de outra pessoa.
Veja também:
Leitura recomendada:
O Manual do Astrólogo, de L.S Acker e F. Sakoian, ed. Ágora (capítulo 3)
Com amor, com Deus,
Astróloga do Jardim
Amante da Astrologia desde 2001. Astróloga profissional desde 2018. Tenho a missão de tornar esse conhecimento milenar acessível para todos com seriedade, integridade e amor.