O Padrão Gêmeos Refletido nos Signos do Zodíaco

Gêmeos

Gêmeos é o signo da adaptabilidade. O terceiro do zodíaco é bastante conhecido por todos como um símbolo de inteligência e mutabilidade – um signo de ar, mutável, regido por Mercúrio.

No entanto, podemos fazer uma análise de Gêmeos muito mais sofisticada quando observamos a sua composição por dentro. Assim como os outros onze do zodíaco, se nós desmontarmos Gêmeos, encontraremos a presença de todos os signos. 

Essa é a beleza mais elementar da Astrologia: a total ligação dos signos, não só como peças individuais que funcionam em harmonia, mas como uma relação de completa interdependência na formação básica de cada um.

Neste artigo eu vou te mostrar esse mecanismo no signo de Gêmeos. De alguma forma, alguns mais, outros menos, todos os geminianos se identificam com essa composição. De acordo com o destaque de Gêmeos no mapa está destacado no mapa. 

Quem tem ascendente em Gêmeos…

também se identifica com essa composição de um jeito mais fácil, principalmente se no mapa não tiver signos interceptados. 

É bem fácil de entender o mecanismo. Primeiro, colocamos o signo de referência na primeira posição astrológica por casa – no caso, Gêmeos na 1. Depois, transpomos os demais signos pelo significado das outras casas astrológicas, seguindo a sequência natural. 

Isso independe de qual seja o seu ascendente. É só uma “fórmula” para compreender a manifestação externa do signo.

Nada substitui a fundamental importância de estudar o resultado da junção do elemento ar com a modalidade mutável. Da mesma forma, aprofunde-se na simbologia do planeta regente: Mercúrio. 

O grande objetivo aqui é sair do óbvio e entender de onde surge cada manifestação externa geminiana. Se ficar difícil visualizar a origem da composição, sugiro compreender primeiro a  qualidade de cada signo do zodíaco como camada da personalidade. 

Além disso, tudo só fará sentido se você souber a lógica da sequência das casas astrológicas e o significado de cada uma delas. Assim tudo fica mais fácil!

O padrão Gêmeos pelos signos do zodíaco

Nível: intermediário

IMPORTANTE destacar que essa é apenas a descrição do padrão do signo. Não é o detalhamento de uma pessoa, o que só pode ser visto pela carta natal individual.

1- Gêmeos

Na primeira posição identificamos as características clássicas do signo, pois corresponde à casa 1 pela qual somos facilmente vistos pelo meio externo. Aqui temos a expressão pura do ar mutável: pensamento fluído, dinâmica intelectual, versatilidade, inclinação para o raciocínio científico e lógico. Identificação com tudo o que estiver relacionado ao mundo das ideias.

Saiba mais sobre a casa 1.

2 – Câncer

Seguindo o zodíaco, encontramos Câncer na segunda posição da formação de Gêmeos. Quando o assunto é dinheiro, a reação natural de Gêmeos é de bastante envolvimento emocional: não suportam ficar sem, o que o faria se sentir sem chão, sem colo seguro. Assim,  fazem de tudo para manter sempre uma quantia confortável na reserva, sem riscos de eventual escassez. 

Saiba mais sobre a casa 2.

3 – Leão

Esse posicionamento é bem fácil de perceber no signo de Gêmeos. Leão na terceira posição traz o brilho e a segurança na fala. O signo de fogo fixo é a base para o pensamento criativo, a curiosidade acentuada e a engenhosidade da mente. 

Saiba mais sobre a casa 3.

4 – Virgem

Virgem na quarta posição traz uma característica interessante. Apesar da interatividade natural de Gêmeos, é um signo que prefere fazer suas atividades cotidianas de trabalho em casa. No mínimo, observamos que Gêmeos é cuidadoso com a própria casa e preza pela ordem. Indo mais além no significado da quarta posição, identificamos que a base geminiana precisa estar organizada, criando um cenário propício para o desenvolvimento e organização de suas ideias..

5 – Libra

Considerando a quinta posição como o ambiente da criatividade e da autenticidade, com Libra aqui constatamos que Gêmeos prefere estar em parcerias para manifestar seu potencial máximo. Libra na 5 também é o toque de elegância e requinte que faz com que Gêmeos se sinta atraído por expressões artísticas e discussões intelectuais. 

6 – Escorpião

Sabemos que Gêmeos é a mente que não desliga. Com Escorpião na sexta posição, descobrimos por que Gêmeos é um signo que trabalha tanto: é no servir que Gêmeos encontra os seus potenciais de transformação e é por meio do trabalho que se regenera. O dia a dia precisa se estabelecer na lógica escorpiana: emoções firmes para mergulhar num ambiente de investigação profunda.

7 – Sagitário

Como Gêmeos é um signo de ampla e plástica atividade mental, prefere se associar com pessoas que propiciem o espaço de constante expansão da consciência. Esse é o significado de Sagitário na sétima posição geminiana: o fogo mutável que se alastra sem limites nas relações sociais, parceiras amorosas e profissionais. Realmente, não faria nenhum sentido imaginar Gêmeos se relacionando com alguém que represente uma barreira ao seu potencial intelectual.

8 – Capricórnio

A racionalidade de Gêmeos leva para a prudência total os frutos das parcerias. Da mesma forma que administra bem o patrimônio alheio, exige a sua parte do negócio. A contratação de seguros também faz parte do radar geminiano. Capricórnio na oitava posição também traz a frieza e o ceticismo de Gêmeos em relação aos assuntos místicos e ocultos. Da mesma forma, Capricórnio aqui constrói a seriedade geminiana nas investigações científicas.

9 – Aquário

Sabemos que a nona casa astrológica se refere ao ambiente de expansão da consciência que, na superfície, se mostra por meio da ética, dos altos estudos e das viagens para lugares distantes. Aquário na posição 9 desperta em Gêmeos o potencial das ideias inovadoras, que saem do lugar comum, coroando a curiosidade e amplitude de raciocínio inatos.  Viagens? Gêmeos adora, principalmente se for para lugares diferentes e em lampejo de iniciativa, sem grande preocupação com a antecedência dos preparativos.

10 – Peixes

Ninguém contesta que Gêmeos é um signo indeciso e quando nos deparamos com Peixes na décima posição fica fácil entender de onde isso vem. No seu mundo de ideias livres, a bem da verdade é que Gêmeos não sabe lidar com pressão para o atingimento dos grandes objetivos. No âmbito ilimitado de Peixes, Gêmeos sente estar sempre imerso num oceano de possibilidades, sem muita assertividade de qual caminho deve seguir. Assim, sem perceber, Gêmeos evita assumir compromissos que restringem as atividades por longo período ou que condicionem o uso do tempo. 

11 – Áries

No meio coletivo, Gêmeos é naturalmente interativo e faz amizades com facilidade. Isso é resultado de Áries na décima primeira posição que traz a impulsividade para estabelecer contatos. Com isso, a tendência é que Gêmeos tenha vários círculos sociais pelos quais transita. Áries na posição 11 também revela o vigor de Gêmeos ao expor ideias a um grupo.  

12 – Touro

Finalizando o zodíaco, chegamos a Touro na décima segunda posição. Num nível inconsciente, Gêmeos é bastante materialista. Na manifestação externa, as ideias livres, mas internamente, no fundo quase inacessível, a vontade mesmo é de construir algo sólido, grandioso e duradouro. Sem saber exatamente como concretizar, o tesouro escondido vem à tona quando Gêmeos aprende a ativar esse lado firme oculto na alma. E, então, Gêmeos se torna capaz de canalizar sua versatilidade e inteligência para a construção de um grande império. 

Veja também:

Leitura indicada: O Manual do Astrólogo, de L.S. Acker e F. Sakoian

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim