Virgem é o signo da busca pela perfeição. No mundo astrológico, é comum fazer referência a esse signo, regido por Mercúrio, como aquele que presta atenção aos detalhes. Marcando o final da primeira metade do zodíaco, Virgem faz os ajustes necessários antes da sequência do caminho de evolução.
Porém, a compreensão profunda de Virgem está muito além da simples descrição de suas características. A pergunta que não cala: Afinal, por que o signo se manifesta dessa maneira?
Neste artigo eu vou te mostrar a composição do sexto signo do zodíaco. Vamos encontrar a origem da manifestação clássica que conhecemos.
Todos os virginianos, em maior ou menor grau, se identificam com essa composição. A intensidade varia conforme o tanto que o signo de Virgem está destacado no mapa e também com toda a dinâmica da carta natal, sobretudo os planetas, aspectos e a eventual presença de signos interceptados.
Assim, como as outras partes do zodíaco, Virgem não existe sozinho. Ao mesmo tempo que cumpre a sua importantíssima função na evolução zodiacal, o próprio signo tem na sua composição todos os outros.
Quem tem ascendente em Virgem também se identifica com esse padrão. Mas, é claro, alerto novamente que a interpretação precisa ser modulada a partir de todos os outros elementos do mapa.
O procedimento é simples e você já deve ter descoberto caso me acompanhe aqui no Jardim Astrológico. Para descobrir a composição do signo, consideramos as posições naturais das casas astrológicas e aplicamos sobre elas a sequência do zodíaco, começando pelo signo de referência que você quer desmontar.
Como hoje estamos analisando Virgem, basta imaginar esse signo na posição 1 e seguir em frente.
É sempre bom lembrar que Virgem é a combinação do elemento terra com a modalidade mutável e estudar o regente Mercúrio também tem grande valor. Afinal, essa é a base do signo de Virgem.
Destaco também a importância de conhecer a lógica da sequência das casas astrológicas, pois é o que trará sentido ao que vamos conversar aqui.
Em frente!
Nível: intermediário
Importante: Esse é o funcionamento do padrão do signo puro. Não é a descrição de uma pessoa especificamente!
Na posição 1 temos a imagem que todos conhecem: um signo prático, sistemático nas ideias e organizado nas ações. Todos os detalhes são importantes, pois o objetivo é chegar bem perto da perfeição. O sucesso está em enxergar aquilo que ninguém vê, mas que faz toda a diferença. Qualidade ou quantidade? Qualidade, claro.
Saiba mais sobre a casa 1.
Na posição das finanças pessoais e da administração dos bens materiais, temos o ponderado signo de Libra. E não poderia ser diferente: o organizado signo de Virgem age com prudência e equilíbrio na hora de gastar seus recursos. Libra é a elegância do zodíaco e Virgem, dentro das suas possibilidades, se aproveita disso para escolher o que há de melhor e mais bonito ao adquirir algo para si.
Saiba mais sobre a casa 2.
Aqui está a raiz da timidez natural do signo de Virgem. Projetado na terceira posição temos o signo de Escorpião (água, fixo), com toda a sua retenção de emoções. Então, na área celeste correspondente aos primeiros aprendizados e à comunicação espontânea, temos a projeção do reservado Escorpião, que prefere mais ouvir do que falar.
Saiba mais sobre a casa 3.
A posição 4 reflete a base do signo. É na sua intimidade, no seu espaço reservado, que Virgem realmente se expande e se sente à vontade. A base virginiana é a expansão do conhecimento e a liberdade sagitarianas. Em família e na sua casa, Virgem organiza as suas ideias e desenvolve a sabedoria do que é preciso ajustar para dar a sua maior e melhor contribuição ao mundo.
Daqui vem a fama de frieza e puritanismo de Virgem. Capricórnio na quinta posição traz o caráter de seriedade para tudo o que remete à diversão, afinal, Virgem é o signo do servir, do trabalho prático do dia a dia. Essa seriedade capricorniana é justamente o sex appeal de Virgem. Virgem leva a sério tudo aquilo que cria.
Aquário na sexta posição revela a profundidade do senso de serviço de Virgem. Aquário é o signo que nos lembra do compromisso com a coletividade e é por isso que Virgem trabalha e serve sem vaidade, com abnegação. Ao mesmo tempo, Aquário aqui traz originalidade ao modo de trabalhar de Virgem, que preza pela sua participação em equipe e encanta a todos com a perfeição que entrega.
Virgem dá conta da organização do que for preciso e, portanto, dá conta de parceiros não tão organizados assim. Pelas parcerias (afetivas, profissionais) e na relação com o outro, aprende que a vida também pode ser compreendida de um ponto de vista mais distanciado, não tão preso aos detalhes. Esse é o significado e o aprendizado de Peixes para Virgem, pela projeção na sétima posição.
Um signo tão prudente como Virgem deve ter atenção com os efeitos de atitudes impulsivas típicas de Áries, o que pode desencadear grandes crises. Por outro lado, é a vivência do fogo cardinal ariano que traz as mais profundas transformações para Virgem, na medida em que aprende que, em determinadas situações, é preciso se entregar para ações decisivas, desprendendo-se da necessidade de pensar previamente em todos os detalhes.
O que Virgem entende como o alcance maior da perfeição? Aquilo que é belo e prático, ou seja, Touro, o signo regido pela deusa Vênus. Finanças, bons relacionamentos, amor e beleza estão no rol principal da expansividade virginiana. É o signo de Touro projetado na nona posição.
Na posição do sucesso, a décima, encontramos o signo de Gêmeos, também regido por Mercúrio. Aqui fica claro que Virgem tem na elaboração das ideias o seu caminho rumo aos grande objetivos. Afinal, Virgem não é um signo que faz por fazer, mas, sim, que pensa antes de agir.
Projetando Câncer na décima primeira posição, encontramos a forma doce e acolhedora com que Virgem trata seus amigos e se posiciona nos grupos que participa. No contexto do seu senso de servir, Virgem se envolve emocionalmente com as causas coletivas que acredita e faz questão de nutrir o grupo da maneira que puder.
Sabe aquela timidez e postura reservada? Agora tudo está desmascarado, pois Leão na posição 12 revela seu desejo inconsciente de brilho e reconhecimento. Da mesma forma, é do fogo fixo leonino que Virgem traz em seu interior mais escondido tamanha disposição para se colocar a serviço. Por vezes isso se dá de maneira leoninamente exagerada, a ponto de esgotar as energias, sendo essa a principal causa da sua ruína.
Não é fantástico? Se você tem Virgem forte no mapa, analise atentamente como isso é moldado no seu caso, fazendo a interpretação conjunta com os signos das casas da sua carta natal.
Veja também:
Leitura recomendada:
O Manual do Astrólogo, de L.S Acker e F. Sakoian, ed. Ágora (capítulo 3)
Com amor, com Deus,
Astróloga do Jardim
Amante da Astrologia desde 2001. Astróloga profissional desde 2018. Tenho a missão de tornar esse conhecimento milenar acessível para todos com seriedade, integridade e amor.