Áries: o Padrão Ariano pelos outros Signos do Zodíaco

Aries

Áries é o signo da impulsividade. O primeiro do zodíaco, iniciativa, ação, signo de fogo, regido por Marte… Isso todo mundo sabe!

Porém, a análise de Áries fica muito mais sofisticada se observamos a sua intrínseca composição pelos outros signos do zodíaco. É isso mesmo: Áries não existe sozinho e PRECISA da presença dos outros signos para expressar a sua natureza impulsiva.

Neste artigo eu vou te mostrar esse mecanismo no signo de Áries. Todos os arianos, em maior ou menor grau, se identificam com essa composição. A intensidade varia conforme o tanto que o signo de Áries está destacado no mapa. 

Quem tem ascendente em Áries também se identifica com essa composição de um jeito mais fácil. 

Afinal, o mecanismo se resume a transpor os signos do zodíaco pelo significado das casas astrológicas, seguindo a sequência natural – independentemente de qual seja o seu ascendente. Sempre começamos pelo próprio signo a ser decomposto, levando para a primeira posição da divisão natural de um mapa (como se fosse a casa 1).

Não vamos menosprezar a fundamental importância de conhecer os detalhes do resultado da junção do elemento fogo com a modalidade cardinal, bem como as riquezas de estudar a fundo a simbologia do planeta Marte

Porém, o grande objetivo aqui é que você entenda o porquê das manifestações externas arianas, saindo do óbvio que se restringe ao espelho do guerreiro fogoso e imediatista marciano.

Se ficar difícil visualizar a origem da composição, não tenha medo de dar um passo atrás para, primeiro, entender a qualidade de cada signo do zodíaco como camada da personalidade e a lógica da sequência das casas astrológicas.

O padrão Áries pelos signos do zodíaco

Nível: intermediário

1 – Áries

Transpondo Áries para o ascendente e a casa 1, logo identificamos como esse signo se apresenta ao mundo: com a energia primal do fogo que carrega as qualidades quente e seco, acrescido da iniciativa cardinal. Em outras palavras, uma bomba explosiva.

Áries é a pura determinação para colocar em prática imediatamente as suas atitudes. Não há espaço para perda de tempo, nem para qualquer limite que cogite a ideia de que algo não é possível. 

2 – Touro

Na segunda posição da divisão natural do céu encontramos os bens que acumulamos (e gastamos) para manter a continuidade da vida. Seguindo a sequência do zodíaco, depois de Áries vem Touro. Assim, o signo de Áries se apresenta de forma muito objetiva para as suas realizações materiais e concretas. 

Vem de Touro na 2 o espírito prático do signo de Áries, bem como a tendência a não pensar duas vezes para usar seus recursos com instrumentos de trabalho necessários ou para gastar impulsivamente com algumas extravagâncias momentâneas.

3 – Gêmeos

Na terceira posição temos o espaço da vida no qual nos permitimos os primeiros aprendizados, desenvolvemos a comunicação e começamos a interagir com o mundo externo. Na composição ariana é o signo de Gêmeos que está lá: agilidade e versatilidade do pensamento, além da espontaneidade para conversar e discutir com os que estão ao redor. É também a partir dessa transposição de Gêmeos na casa 3 que compreendemos a dispersão de ideias no signo de Áries que não vem somente da explosão inicial sem direcionamento definido para o longo prazo. 

4 – Câncer

Aqui encontramos um grande segredo do signo de Câncer. Na profunda posição 4, que faz referência direta às bases emocionais da vida, o signo de Áries traz altíssima devoção ao seu sistema familiar. Consciente disso ou não, Áries reverencia seus pais e outros ancestrais, repete os padrões de comportamento e de resultados sentimentais e, no fundo, é por essa lealdade que luta tão bravamente com a postura marciana. 

É interessante observar como muitos arianos e nativos de ascendente em Áries demoram para se desligar da dependência da família (emocional e/ou financeira) e cobrem isso pelo escudo das outras iniciativas bem mais aparentes. De um outro ponto de vista, em algum nível da consciência Áries sabe que tem o “apoio” da família e com isso se sente à vontade para as suas impulsividades (e até certa falta de compromisso), mesmo que os resultados esperados não sejam atingidos.

5 – Leão

Não há como negar que o signo de Áries é ardente na paixão. De onde vem isso? Da transposição de Leão na posição 5. Além das paixões, aqui também é o lugar dos jogos e, de pronto, encontramos de onde vem a competitividade ariana. Afinal, a força de Leão não suporta a derrota. Para além de jogos, olhando para uma camada mais profunda da posição 5, temos aqui a própria construção do ego –  é o brilho constante de Leão, o fogo fixo, que traz a autoconfiança para o signo de Áries quando resolve desencadear as suas lutas e batalhas. 

6 – Virgem

Por incrível que pareça, Áries age nos detalhes. Na posição do servir, do colocar seu potencial em prática, o signo de Virgem traz a precisão e o capricho naquilo que faz, nem que seja o soco certeiro. Por outro lado, Virgem provoca certa preguiça em Áries. Isso porque Virgem aqui exige a melhoria contínua nas atividades cotidianas. Já o imediatismo de Áries tende a ficar entendiado pela natureza virginiana na sexta posição, esgotando o entusiasmo e resultado em ações inacabadas. 

7 – Libra

Contrapondo a natural predominância das suas vontades impulsivas pessoais, Libra na sétima posição estimula certa incompreensão de como é possível considerar o ponto de vista do outro na construção das parcerias. Por outro lado, é exatamente o outro que mostra para Áries que ponderações devem ser feitas, que harmonias devem ser buscadas e que gentilezas (e não brutalidades) são sementes muito promissoras para o bom convívio em sociedade. 

8 – Escorpião

A transposição de Escorpião na oitava posição revela o grande medo do signo de Áries: perder o controle das situações. Isso é fácil de visualizar, basta imaginar a frustração de um guerreiro que perde o controle dos inimigos e de si mesmo na luta. No conjunto de assuntos da posição 8 (medos internos, dinheiro dos outros, perdas) o signo de Escorpião (água fixo) dá o tom de profundo desejo de controle que, se abrir mão, finalmente se abre para a mais profunda transformação e evolução.  

9 – Sagitário

Aqui está o evidente retrato do potencial de expansividade do fogo inicial ariano. Não há dúvidas de que Áries é a coragem para desbravar novos caminhos e a posição é exatamente isso: expansão sem limites que adequa perfeitamente com a energia do signo de Sagitário. Sem mesmice! Novas experiências, lugares distantes, novas ideias e possibilidades – tudo isso faz parte do universo  ariano graças à projeção de Sagitário na posição 9. 

10 – Capricórnio

A décima posição mostra o topo dos grandes objetivos. Sabe a famosa competitividade ariana? O objetivo é um dia consolidar a vivência com o acúmulo de experiências. Capricórnio transposto na posição 10 é a conquista suada do guerreiro que muito treinou e se permitiu ir ao campo de batalha. Depois de enfrentar muitos riscos e de superar barreiras, finalmente se torna ele mesmo a referência de sucesso estruturado para os outros. 

11 – Aquário

Nos relacionamentos sociais, é notória a espontaneidade do signo de Áries que não encontra muita dificuldade para interagir nos grupos que frequenta e entre amigos. Como é um signo aberto para novas possibilidades e experiência, Áries não se reveste de muitos preconceitos. Isso é resultado da transposição do signo de Aquário na décima primeira posição – o signo de ar fixo bastante conhecido pela abertura ao novo. Por outro lado, sabemos que Aquário também tem um lado individualista e, na posição 11 de Áries, pode repelir outras pessoas que não são obrigadas a aturar eventuais ataques de egocentrismo e vangloriação de seus atributos e conquistas.  

12 – Peixes

Por fim, com o signo de Peixes superposto na décima segunda posição, entendemos a fonte primeira da confiança e da coragem do signo de Áries. Peixes, na máxima potência, é o signo da entrega espiritual, da fé absoluta de que uma inteligência maior guia todo o universo. Independente da crença consciente de Áries, a alma sabe que veio aqui para seguir em frente mesmo que a batalha seja muitas vezes solitária.  

Atenção:

Falei no início e repito agora: esse é apenas o modelo do funcionamento do signo. Cada ariano ou nativo de ascendente em Áries é único. Logo, essas informações precisam ser moduladas a partir do mapa natal individual, quando serão consideradas, grosso modo, as interações planetárias e os signos das cúspides das casas.

Apesar disso, tenho certeza de que consegui abrir a sua mente para uma visão bem mais ampla e aprofundada sobre as origens das manifestações naturais do signo de Áries. 

Leitura indicada:

O Manual do Astrólogo – Frances Sakoian e Luis S. Acker. Coleção Astrologia Contemporânea (capítulo 3)

Veja também:

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim