O padrão Capricórnio manifestado através dos signos do zodíaco

Capricornio

Capricórnio é o signo da responsabilidade. Regido pelo Senhor do Tempo Saturno, o décimo signo do zodíaco representa a consciência do dever e a postura de fazer o que realmente precisa ser feito.

Porém, o entendimento de Capricórnio está muito além da simples descrição de suas características. Diante deste signo tão maduro, adulto e responsável, o questionamento que surge é: de onde vem tanta disciplina? Será que Capricórnio se resume a essa seriedade? Certamente não…

Neste artigo nós vamos observar a composição de Capricórnio, justificando a origem da manifestação clássica que conhecemos. 

Todos os capricornianos, em maior ou menor grau, se identificam com essa composição. Quem tem ascendente em Capricórnio também se identifica. A intensidade varia conforme toda a dinâmica do mapa individual, sobretudo as condições de Saturno, os aspectos e a eventual presença de signos interceptados. 

Assim, como as outras peças do zodíaco, Capricórnio não existe sozinho. Então, ao mesmo tempo que tem o seu papel na evolução zodiacal, ele próprio tem na sua composição a presença de todos os outros signos.

Segredo revelado

Para descobrir a composição do signo, basta considerar as posições naturais das casas astrológicas e aplicar sobre elas a sequência do zodíaco, começando pelo signo de referência que você quer desmontar. 

Como hoje estamos analisando o signo de Capricórnio, é só imaginar esse signo na posição 1 e seguir em frente (daqui vem a fácil identificação com quem tem ascendente em Capricórnio).

Não vamos desprezar a real importância de conhecer os detalhes da junção do elemento terra com a modalidade cardinal, bem como entender a fundo a simbologia de Saturno. Essa é a base do signo de Capricórnio.

O padrão Capricórnio pelos signos do zodíaco

Nível: intermediário

Esse artigo só pode ser compreendido por quem conhece a lógica das casas astrológicas e a sequência dos signos como camadas da personalidade. Esses são os requisitos que dão sentido ao que vamos conversar aqui. 

Afinal, as doze casas terrestres (aquelas divisões que vemos no mapa) têm estreita relação com as doze casas celestes – os signos. É a manifestação na Terra daquilo que também acontece em paralelo no céu.

Destaco também que estamos falando do padrão do signo de Capricórnio de forma genérica e não sobre uma pessoa específica, ok?

1 – Capricórnio

Na primeira posição celeste, correspondente ao ascendente e à casa 1 de um mapa, encontramos as características mais evidentes do signo de Capricórnio: o trabalho sério, a disciplina e a sistematização do esforço. Capricórnio na posição um representa a consciência de que o início de um caminho de sucesso exige uma postura de seriedade. 

Saiba mais sobre o ascendente e a casa 1

2 – Aquário

É inegável o talento de Capricórnio na administração dos seus recursos materiais. O segredo: a projeção de Aquário na posição 2. Aquário, sob a regência de Urano, é o signo da inovação e Capricórnio naturalmente pensa em formas diferenciadas de aplicar e usar o dinheiro e as posses, com objetivo de fazer multiplicar. Por outro lado, além de Urano, Aquário também é regido por Saturno, o que traz o senso de responsabilidade, estruturando as ideias inovadoras no plano concreto característico da posição 2. 

Saiba mais sobre a casa 2

3 – Peixes

A terceira posição celeste reflete a elaboração dos pensamentos, a interação com pessoas muito próximas e o desenvolvimento de habilidades. Com Peixes aqui, vemos que Capricórnio é bastante dócil com irmãos e primos. Além disso, o signo de água mutável desperta flexibilidade nas ideias de Capricórnio que elabora planos secretamente. O sensível signo de Peixes faz com que Capricórnio opte por uma expressão mais reservada e que prefira se isolar quando precisa elaborar uma nova ideia. 

Saiba mais sobre a casa 3

4 – Áries

Na posição 4 firmamos raízes para construir a vida, começando pela família de origem. Na base de Capricórnio encontramos o explosivo signo de Áries. Então, fica fácil concluir que Capricórnio tem alto impulso de dominar os rumos do lar. Na verdade, essa é só uma manifestação superficial do senso de iniciativa enraizado na alma, no fundo do céu. Áries aqui representa o máximo impulso vindo do fogo cardinal rumo ao topo do céu, o sucesso da posição 10 que será alcançado com determinação de Marte, combinada com a seriedade de Saturno. 

5 – Touro

Quando o assunto é romance (um dos temas da posição 5), Capricórnio surpreendentemente entrega sensualidade e afeição. Mais do que isso, deseja a estabilidade e calma taurinas nos relacionamentos.  Indo mais a fundo, a posição 5 revela a construção do ego. Com Touro aqui, descobrimos que Capricórnio estabelece uma autoimagem de firmeza, segurança, paciência, persistência e determinação. E, não há como negar, Capricórnio se reconhece no luxo, na boa arte e na boa comida. 

6 – Gêmeos

Que Capricórnio adora trabalhar, isso todos percebem. No entanto, é com a nuance de Gêmeos na sexta posição que Capricórnio mostra versatilidade nas suas atividades do dia a dia. Aliás, consegue fazer várias atividades ao mesmo tempo e ideias não faltam para melhorar a eficiência. Gêmeos na casa celeste 6 é também um dos segredos do sucesso de Capricórnio: a comunicação assertiva com colegas e funcionários. 

Vem comigo no Instagram!

Instagram-Astrologa-do-Jardim

7 – Câncer

Capricórnio pode até parecer frio, mas nos relacionamentos amorosos e profissionais o envolvimento é emocional. Esse é o efeito da projeção de Câncer na posição 4 – uma forte ligação com os parceiros, a ponto de, muitas vezes, ser dependente deles. De toda forma, a posição 7 é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que espera e recebe cuidados dos parceiros, Capricórnio também sabe da sua responsabilidade de proteger quem faz aliança com ele. 

8 – Leão

Sabemos que Saturno é o planeta que rege tudo aquilo que é antigo, que se consolida no tempo. De onde vem essa resistência ao tempo? Vem de Leão: o signo regido pelo Sol está projetado na tão obscura posição 8, doando vida e afastando a morte. Aqui está o segredo da longevidade capricorniana. Numa outra camada de entendimento, essa posição de Leão (o signo do fogo fixo) também mostra a postura de controle e segurança em relação ao dinheiro do outro, seja pela via dos lucros das parcerias, seguros e distribuição de bens de entes falecidos. 

9 – Virgem

Virgem é a energia de servir e a posição 9 é a expansão da consciência. Capricórnio tem como caminho de crescimento a eficiência máxima naquilo que se propõe a fazer. Afinal, não há tempo a perder. Pensar nos detalhes e organizar as ideias formam a via escolhida por Capricórnio rumo ao sucesso da próxima posição, a décima. 

10 – Libra

O signo da décima posição celeste mostra o tom utilizado para alcançar os grandes objetivos. No caso de Capricórnio, a elegância e o equilíbrio librianos são publicamente marcantes. Libra na posição 10 também traz a habilidade diplomática para parcerias estratégicas e a boa reputação necessária para alcançar cada vez mais destaque e estabelecer uma imagem de respeito. 

11 – Escorpião

Com Escorpião na posição 11, descobrimos a postura de Capricórnio diante dos grupos e da coletividade. A preferência é por amigos poderosos e com senso estratégico, assim como é o signo de Escorpião. Da mesma forma, Capricórnio também se coloca com essa energia perante os grupos: uma postura de força e de controle emocional. 

12 – Sagitário

O espírito filósofo sagitariano chega a Capricórnio quando se isola e se distancia das suas tão sérias obrigações. Por um lado, é no mundo interior oculto que Capricórnio encontra a liberdade do pensamento. Por outro lado, deve tomar cuidado com a grandiosidade das suas aspirações inconscientes que pode levar à agonia e à frustração caso não consiga torná-las reais na vida concreta. 

Lembre-se:

Se você tem Capricórnio forte no mapa, analise atentamente como isso é moldado no seu caso, fazendo a interpretação conjunta com os signos das cúspides das casas na sua carta natal.  E, claro, isso também deve ser considerado caso você esteja analisando o mapa de outra pessoa.

Veja também:

Leitura recomendada: 

O Manual do Astrólogo, de L.S Acker e F. Sakoian, ed. Ágora (capítulo 3)

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim