Os Signos e as Camadas da Personalidade

As camadas da personalidade estão estampadas nos 12 signos do zodíaco presentes em nós. Quando alguém te pergunta qual é o seu signo, a resposta é o signo onde o Sol estava no sagrado momento do seu nascimento. 

No entanto, o signo solar é apenas um ponto de partida para começar a entender uma pessoa do ponto de vista da Astrologia. Absurdo (e infantil) seria afirmar que uma pessoa é 100% da manifestação de apenas um signo do zodíaco.

A autopercepção humana fica bem mais sofisticada quando constatamos as diversas camadas da personalidade que compõem o indivíduo. Há milênios, as camadas foram decodificadas e ilustradas arquetipicamente pelos 12 signos do zodíaco.

É interessante observar que os signos avançam conforme as estações do ano. Cada estação é composta por 3 meses e cada mês reflete um cenário que guia acaba guiando as nossas atitudes, vestimentas, humores… O primeiro mês de uma estação inicia a nova percepção climática. O segundo estabiliza e o terceiro se abre para permitir a chegada da próxima estação.

Percebeu? 

Início – estabilidade – mudança

Por modalidade, os signos se sucedem nessa mesma lógica: início/cardinal, estabilidade/fixo, mudança/mutável. 

No caso, o ano novo astrológico começa em Áries – o grande início de fogo cardinal – marcando o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. E o zodíaco se desenrola até Peixes – o grande final de água mutável para que outro ciclo comece.

Independentemente da nossa vontade, os meses passam e as estações do ano acontecem, demarcadas pela posição relativa entre a Terra e o Sol.

Da mesma forma, de nada adianta resistirmos à presença dos 12 signos em nós e na vida – signos também demarcados pela referência solar. Assim, é sempre mais sábio respeitar a natureza, seguir o fluxo dela e surfar conforme a onda.

Aproveite bastante este conteúdo! Juntamente com a compreensão da sequência das casas astrológicas, sem dúvida ter consciência da lógica zodiacal é a etapa fundamental para mergulhar na Astrologia e aprender como ler mapa astral.

Saindo do óbvio

Conhecer as características de cada signo e entender o lugar deles na sequência do zodíaco é o mínimo para alguém que deseje pensar astrologicamente.

Porém, o grande diferencial é compreender que cada signo do zodíaco é composto por todos os outros! Parece loucura, mas é isso mesmo! Cada signo possui dentro dele mesmo a presença dos outros.

Então, eu te convido a “desmontar” os signos junto comigo, para que possamos enxergá-lo por dentro. Para isso, basta clicar nos links ao final de cada um deles.

As camadas da personalidade nos signos do zodíaco

Nível: básico

Tudo começa com ÁRIES!

Áries representa todos os inícios. Esse é o signo de fogo cardinal, a explosão, o grande impulso para começar. Áries é a oportunidade de sair da inércia parada e experimentar um novo caminho. 

É por isso que o regente de Áries é Marte: o planeta do grande poder de ação, coragem e luta, representado mitologicamente pelo deus guerreiro.

Todos nós temos Áries em algum lugar do mapa. Em qual casa astrológica está esse signo na sua carta natal? A combinação da casa que é aberta por Áries e o estado cósmico do planeta Marte revela a área da vida que estamos dispostos a tomar iniciativa. É a camada da personalidade por onde demonstramos que somos capazes de fazer.

Entenda a presença de todos os signos em Áries.

TOURO e a força de retenção

A ação iniciada por Áries precisa ser continuada. Afinal, de nada adianta a explosão se essa energia não for canalizada para algo concreto e duradouro. É o signo de Touro o responsável pela sustentação do caminho e por trazer calma para cuidar do que se tem. 

Touro é o signo de terra, da modalidade fixa. Logo, é o signo da solidez e da firmeza para que o projeto, seja ele qual for, tenha condições de continuar com saúde. Perceba que aqui, no signo de Touro, o foco não é a ação propriamente dita, mas, sim, administrar os recursos para que ações sejam possíveis da melhor forma possível. 

Touro é regido pelo planeta Vênus, a deusa da beleza e do amor. Sendo um signo tão firme, tem estreita relação com a matéria não só no sentido de acumulação para garantir a manutenção das atividades, mas também permitindo os diversos prazeres sensoriais do corpo.

O lugar do mapa onde temos Touro no mapa mostra a camada da personalidade do nosso sentido de pertencimento. Touro é o ter, manter, segurar firme e exercitar a paciência de esperar resultados futuros.

Vamos desmontar Touro e visualizar nele a presença de todos os outros signos.

GÊMEOS e a capacidade de adaptação

Com os recursos garantidos pela terra fixa de Touro, agora é hora de deixar o ar espalhar. De nada adianta apenas segurar as posses se isso não for colocado a serviço de novos aprendizados. 

Gêmeos é o signo de ar mutável, é a adaptabilidade por excelência. Regido pelo planeta Mercúrio, é o signo da plasticidade cerebral. O que podemos aprender? Até onde vai a capacidade de um indivíduo para fazer novas conexões de ideias. Olhe Gêmeos e Mercúrio no mapa e a resposta está lá.

O lugar que temos Gêmeos na carta natal expõe a camada da personalidade na qual estamos dispostos a interagir para comunicar as nossas necessidades e a nos adaptar conforme a realidade que se apresenta. Mas, sobretudo, Gêmeos veio para permitir novos conhecimentos com abertura de espírito e senso de curiosidade. 

Por Gêmeos e Mercúrio em uma área específica do mapa, permitimo-nos conversar com o mundo, receber informações e buscar as respostas que fazem sentido.

Saiba mais sobre Gêmeos e a decomposição dele nos outros signos do zodíaco.

CÂNCER e o cuidado com a vida

Esse processo de iniciativa, garantia de recursos e novos aprendizados precisa de proteção e cuidado. Para isso a vida nos presenteou com a camada Câncer – o cuidado carinhoso da semente que já germinou e está crescendo.

Todos nós, em alguma medida, temos o senso de proteção canalizado para alguma área da vida. É uma camada da personalidade bastante interessante que não necessariamente é direcionada para filhos.

Regido pela Lua, Câncer é o signo de água cardinal –  o impulso instintivo e apaixonado de cuidar, garantindo o apoio emocional que servirá de base para a próxima camada.

Entenda como a personalidade de Câncer é composta pelos outros signos do zodíaco.

LEÃO e a autoconfiança

Algo foi iniciado em Áries, mantido em Touro. Novos aprendizados vieram com Gêmeos. Tudo isso com o colo e a aprovação emocional de Câncer. Se esse caminho for feito com o melhor aproveitamento, chegamos a Leão.

Esse é o signo de fogo fixo, o brilho certo e firme. Tão firme como o Sol, o regente de Leão. Estamos na camada da personalidade em que nos sentimos autoconfiantes, seguros e cientes do nosso próprio potencial. Em qual área da vida você se sente com um poder que é só seu?

Sabemos que o Sol na Astrologia representa a nossa luz interna. A partir da casa onde está o signo de Leão no mapa, faça o movimento de levar o olhar para o Sol. Esse é o primeiro passo do caminho para entender a potencialidade única do dono do mapa.

Todos os signos estão em Leão. Vamos desmontá-lo?

VIRGEM e o servir para o mundo

O que fazer com todo esse potencial leonino? É preciso colocar em prática e, assim, chegamos a Virgem, o signo de terra mutável. 

Virgem é a camada da personalidade que te faz sentir útil! Não estamos falando da utilidade autorreferente. Aqui, no território de Virgem, colocamos o nosso potencial da camada anterior a serviço do outro. O servir é a manifestação prática do elemento terra e interação com o outro vem graças a modalidade mutável.

A mutabilidade da terra presente em Virgem também permite o aprimoramento constante do que é concreto. E aqui começamos a entender a regência de Mercúrio neste signo: direcionar o olhar consciente para os detalhes a fim de melhorar continuamente o próprio serviço para encantamento do outro.

Onde está o signo de Virgem no seu mapa? Associe com as características da casa 6 e com as condições de Mercúrio. Você vai se deparar com o seu lado útil para os que estão ao redor.

Veja a análise da decomposição de Virgem nos outros signos do zodíaco.

LIBRA e a ponderação

Manifestando a utilidade virginiana, naturalmente somos levados para a próxima camada de ponderação. Isso porque o servir na prática nos faz ser capazes de discernir entre formas diferentes de encarar a realidade apresentadas a nós pelas outras pessoas e situações.

Libra é o signo de ar cardinal – o impulso de interagir de uma forma mais madura do que aquela interação inicial de Gêmeos. Em Libra, a interação leva a associações, leva a escolhas após as ponderações da balança.

O lugar onde temos Libra no mapa mostra a área da vida na qual manifestamos a camada da personalidade por onde somos capazes de observar os dois lados antes de decidir. Um signo adulto capaz de assumir relacionamentos, de onde vem a regência de Vênus, compartilhada com Touro.

Saiba mais sobre a presença de todos os signos do zodíaco dentro de Libra.

ESCORPIÃO e a transformação

Escorpião. Signo de água, fixo – o gelo. Aqui, as emoções são profundas, cristalizadas pelas experiências vividas nas camadas anteriores. A tendência de Escorpião é a de controlar e não deixar o gelo derreter.

No entanto, é nessa camada da personalidade que temos a oportunidade de enfrentar a dolorosa experiência de permitir o derretimento. Como sustentar as relações librianas se não aprendermos a ceder? Em Escorpião podemos experimentar a humildade de nos transformar. Morrer para ressuscitar numa nova realidade onde a visão alcança mais longe.

Veja onde está o signo de Escorpião no seu mapa, o signo regido por Plutão, o Senhor dos Infernos. Essa é o campo de experiências que te possibilitam as maiores transmutações, desde que você esteja preparado para enfrentar as crises e as dores naturais da condição humana.

Vamos conhecer Escorpião por dentro, analisando a presença dos outros signos nessa misteriosa camada da personalidade.

SAGITÁRIO e a expansão da consciência

Seguindo nas camadas da personalidade, chegamos à nona! Após a sombria experiência transformadora de Escorpião, o horizonte se abre. As experiências e as dificuldades constróem o sábio que agora tem as condições para elaborar o pensamento amadurecido, com a consciência de que o conhecimento é infinito. 

Não importa a idade, em Sagitário sentimos que podemos crescer mais, mais e mais. Como um adolescente com a sensação de que o mundo e o sucesso não têm limites. Sagitário é o signo de fogo mutável que se alastra sob a regência do grandioso Júpiter. 

Observe o signo de Sagitário no seu mapa natal. Nesta camada da personalidade temos a capacidade de enxergar novas perspectivas e formular a nossa própria verdade.

Entenda como Sagitário é desdobrado em todos os signos do zodíaco.

CAPRICÓRNIO e o compromisso responsável

Com os pensamentos amadurecidos em Sagitário, atingimos a décima camada da personalidade – Capricórnio. O signo de terra cardinal desperta em nós o impulso de construir.

Capricórnio é a responsabilidade de canalizar a verdade interior para algo estruturado com o próprio suor, com a própria história. Aqui não há espaço para vitimização, reclamação e necessidade de aplauso externo. É colocar a mão na massa e fazer o que precisa ser feito.

Essa é a camada da expressão máxima da personalidade adulta, aquela que toma para si a responsabilidade de entregar algo sólido e bom. Não há tempo a perder, afinal, Capricórnio é regido por Saturno, o Senhor do Tempo implacável nas consequências quando fugimos dos mais altos deveres que não podem ser delegados.

Observe a região do mapa que é aberta pelo signo de Capricórnio e, encarando a sua responsabilidade de vida, faça as devidas associações com a sua casa 10 e com o planeta Saturno.

Saiba mais sobre a estrutura de Capricórnio em todos os signos do zodíaco.

AQUÁRIO e a consciência coletiva

Aquário é o signo de ar fixo. Depois de ter cumprido o grande dever desenvolvido na camada capricorniana, é chegada a hora de perceber os impactos da construção pessoal nos grupos, na sociedade.

Dentre as camadas da personalidade, é na aquariana que percebemos que o nosso papel individual precisa estar a serviço da coletividade. O individualismo cede lugar à consciência da rede: estamos todos conectados e a ação individual tem efeitos no todo, efeitos esses que não possuímos total controle. Fica fácil perceber que isso exige responsabilidade nas atitudes e, por isso, recebe a regência de Saturno.

Por outro lado, sob a regência moderna de Urano, Aquário também está disposto a quebrar regras justamente para que o coletivo experimente novas lógicas de pensamento e atitude, depois de ter passado pela vivência da estruturação.

Veja onde Aquário está no seu mapa natal e aproprie-se dessa camada que te permite deixar para o coletivo um legado inovador.

Entenda a formação de Aquário pelos outros signos do zodíaco. 

PEIXES e a transcendência

No signo de água mutável encontramos a última e a mais sublime das camadas da personalidade. Após todo o caminho de descoberta e vivência das camadas anteriores durante a jornada pessoal, em Peixes temos a oportunidade de experimentar percepções mais elevadas e desapegadas da matéria. 

Com a regência de Netuno, o deus dos mares, a água mutável, totalmente fluída, maleável, permite a sensação de conectar com a origem e voltar para lá com o dever cumprido. Em Peixes, entendemos que somos todas gotas de um mesmo oceano.

Na experiência humana, essa é a camada mais difícil de ser acessada em sua plenitude. Enquanto não elaborada, se manifesta tortuosamente por meio de enganos e ilusões.

No lugar onde Peixes está no seu mapa você possui uma sabedoria acumulada – algo que fica mais claro com o precioso passar dos anos que nos permite acessar esse saber a partir das experiências da vida.

Veja como todos os signos do zodíaco fazem parte da construção de Peixes.

Resumindo as camadas da personalidade e indo além

Áries começa, Touro mantém, Gêmeos divulga, Câncer cuida, Leão afirma, Virgem serve ao outro, Libra se associa, Escorpião controla, Sagitário expande, Capricórnio estrutura, Aquário coletiviza, Peixes transcende.

Perceba que a ordem dos signos do zodíaco tem fina sintonia com a sequência das casas astrológicas. A diferença é que as casas espelham áreas da vida, palcos, cenários. Já os signos desenham as camadas da personalidade e a maneira como lidamos nas situações das 12 casas natais.

E os planetas? Os planetas dinamizam as casas astrológicas, dando movimento no ritmo dos signos em que se encontram tanto nas posições do mapa natal, quanto por trânsitos ou progressões.

A partir do momento do nascimento, descobrirmos as camadas aos poucos, como se estivéssemos descascando uma cebola. Porém, vivenciamos todas as camadas da personalidade ao mesmo tempo, umas mais fortes, outras mais fracas, conforme a sua natureza e o seu nível de consciência pessoal.

Eu te proponho o exercício de observar as suas próprias casas natais e os signos que abrem cada uma delas – é um excelente início para ler o mapa astral. Faça a associação entre cada área da vida e o colorido do signo. Tenho certeza de que você vai se impressionar com a representação das suas camadas da personalidade.

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim