Desvende os Aspectos Planetários (e acesse a lista completa de significados!)

Tipos de aspectos astrológicos

Aspectos planetários: aqui está a grande chave para abrir de vez as portas do céu e entender com mais clareza as mensagens de uma carta natal. E a utilidade não se esgota nisso! Usamos os aspectos para praticamente tudo na Astrologia: previsões, sinastria, predições horárias… tudo!

A primeira coisa que precisa ficar clara é que não há como entender com profundidade as características dos aspectos em um mapa sem estar firme no significado de cada casa astrológica. Isso porque, apesar de os aspectos reverberarem em todo o contexto do mapa, os efeitos têm origem nas casas onde estão os planetas que formam os aspectos.

Esteja também seguro na forma como os planetas são modelados em cada signo e na ação dos planetas nas casas. Se for necessário, não tenha pressa, dá uma mergulhada nesses outros conteúdos aqui no Jardim Astrológico e forme as bases com consistência antes de continuar ok?

Links úteis:

Então, não há como fugir: se quiser começar a sair do básico e partir para uma Astrologia mais adulta, estude os aspectos planetários com todo o carinho que esse assunto merece, combinado?

Os aspectos planetários

Atenção:

Neste artigo vamos estudar os tipos de aspectos: conjunção, sêxtil, quadratura, trígono e oposição. Mas se você estiver procurando o significado de aspectos específicos (por exemplo: Lua trígono Júpiter), é só acessar pelo link abaixo:

Nível: básico

Primeiro, saiba que o posicionamento dos planetas no mapa não é nada aleatório. Eu tenho muita fé na inteligência divina e se nos foi concedido o presente da vida, é porque nossa alma precisa enfrentar obstáculos terrenos para evoluir. 

Porém, a natureza é sábia e também nos permite facilidades para enfrentar o que for preciso e seguir em frente.

Pois bem. Esses obstáculos e facilidades da nossa vida estão nitidamente representadas pelos aspectos planetários do mapa astral.

Os aspectos são verdadeiros diálogos entre os planetas e mostram uma interação entre eles que, curiosamente, tem relação direta com o que vivenciamos aqui na Terra, no cotidiano de cada um. 

Essa “conversa” planetária pode ser harmônica ou bastante tensa, com todas as variações entre esses dois extremos. Quanto mais exato for o aspecto (considerando os ângulos de referência e os orbes), mais forte é o efeito.

Nesse diálogo, um planeta acaba predominando sobre o outro. Como saber quem manda em quem? Basta observar e compreender a hierarquia planetária: o mais distante domina o mais próximo. Não conhece a hierarquia planetária? Resolva esse mistério aqui.

Os aspectos astrológicos maiores

No início de estudo para interpretar mapas, sugiro focar nos aspectos planetários maiores. De fato, são os principais, além de serem mais fáceis de perceber na vida prática.

São eles: sêxtil, trígono (harmônicos), quadratura, oposição (desarmônicos) e conjunção (variável).

Neste artigo trago apenas um suave resumo. Então, para expandir a mente nesse universo astrológico, eu te convido a seguir no link ao final de cada um dos tipos de aspecto. Nesses outros artigos dos links, você vai entender com mais profundidade tanto o significado quanto a origem e lógica dos aspectos.

Aspectos harmônicos

Sêxtil (60º)

Sêxtil é um aspecto bastante benéfico, formado por dois planetas com 60º de distância entre eles. O sêxtil entre dois planetas representa uma fluência que o nativo percebe na vida, no dia a dia, sem dificuldade.

Aprofunde aqui o entendimento do sêxtil.

Trígono (120º)

Se dois planetas estão distantes 120º um do outro, estão em trígono. O trígono é um aspecto muito benéfico, mas que não se confunde com o sêxtil!  Enquanto o sêxtil é prático, o trígono expõe uma facilidade que não acontece sozinha, mas que precisa ser ativada conscientemente pela pessoa.

Aprofunde aqui o entendimento do trígono.

Aspectos desarmônicos

Quadratura (90º)

A quadratura é uma verdadeira tensão entre dois planetas que estão a uma distância de 90º entre eles. Esse é um aspecto que reflete uma dificuldade  que o nativo percebe claramente. Mais cedo ou mais tarde, a pessoa entende que se não resolver esse “problema”, outras áreas da vida não fluem como gostaria.

Saiba mais sobre o significado da quadratura.

Oposição (180º)

Da mesma forma que o trígono e o sêxtil, não confunda quadratura e oposição, pois são tensões diferentes!

Quando dois planetas estão em lados opostos do mapa, estamos diante de uma dificuldade, uma barreira e também um medo. São duas energias que puxam cada uma para um lado e a pessoa passa um tempo sem saber qual caminho escolher ou então escolhe um e finge que o outro não existe.

Saiba mais sobre o significado da oposição.

Aspecto variável

Conjunção (0º) 

Quando dois ou mais planetas estão bem perto um do outro no mapa, temos uma conjunção. A conjunção é uma mistura inseparável no significado dos dois planetas – é o mais forte dos aspectos. A conjunção pode tanto ressaltar as manifestações positivas dos planetas, como as negativas.

Aprofunde aqui o entendimento da conjunção.

Fique esperto: 

Os planetas não formam aspectos apenas entre eles! Os outros pontos do mapa também podem ser ativados por aspectos enviados pelos planetas (nodos lunares, partes árabes, lilith, ascendente, meio do céu, cúspides das casas…

Dica: 

O efeito é bem mais visível no indivíduo quando pelo menos um dos planetas do aspecto é pessoal (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte). Se os dois planetas forem sociais ou geracionais, o aspecto traduz uma influência e característica mais coletiva. 

Para individualizar um aspecto coletivo, só mesmo analisando o nível de destaque que cada um dos planetas tem no mapa da pessoa (por exemplo, se é regente do ascendente ou se fazem um segundo aspecto com planeta pessoal). 

Também é possível individualizar um aspecto coletivo observando as casas onde estão os planetas envolvidos.

Importante:

Neste artigo pincelamos superficialmente os aspectos planetários principais, os chamados aspectos maiores. Mas existem também vários outros aspectos (os menores) que também são muito úteis para a interpretação: semisêxtil, quincúncio, semiquadratura, quíntil e sesquiqudratura.

Ao observar os aspectos maiores e menores em conjunto, pode ser que figuras geométricas se formem no mapa. Nesse caso, passamos para a geometria sagrada do céu e uma infinidade de interpretações se tornam possíveis sobre a vida da pessoa.

Fique tranquilo, pois vamos estudar sobre os aspectos menores e a geometria sagrada aqui no Jardim Astrológico em uma outra oportunidade, ok?

Estou de olho em você! Eu sei que você está aqui para entender a linguagem simbólica codificada no céu que guarda mensagem absolutamente preciosas sobre a vida. Então, aproveite e passeie também nesses outros cantinhos do Jardim Astrológico:

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim

Jardim Astrológico no YouTube