Quadratura – Tensão planetária e atrito no mapa astral

quadratura

Quadratura é um dos aspectos ptolomaicos, assim como a conjunção, o sêxtil, o trígono e a oposição. A quadratura traz a energia de tensão e do conflito que impulsiona a ação e o crescimento, sendo um aspecto bastante dinâmico e desafiador no mapa astral e em qualquer outra forma de aplicação astrológica.

Representada por um ângulo de 90 graus entre dois planetas, a quadratura indica áreas onde a energia está bloqueada ou em desacordo, exigindo esforço consciente para harmonizar essas forças opostas. 

No plano simbólico, a quadratura reflete desafios internos ou externos que precisam ser enfrentados para que haja evolução. Ela atua como um lembrete de que o crescimento muitas vezes vem por meio da superação de obstáculos, com a sensação de embate. 

Os planetas envolvidos em uma quadratura estão em um estado de “atrito”, competindo por expressão. Esse aspecto cria uma tensão criativa que pode ser uma fonte de energia poderosa, caso seja trabalhada de forma construtiva pelo nativo.

Diferente da oposição, que é um aspecto de confronto direto e complementaridade, a quadratura envolve forças que não se enxergam claramente e parecem operar em direções conflitantes, mas estão dentro do mesmo “território” modal (cardinal, fixo ou mutável).

Exemplificando, 

podemos ter um planeta em Gêmeos (ar) formando quadratura com outro em Virgem (terra). De fato, ar e terra não são elementos complementares e possuem “intenções” bastante diferentes. 

A natureza do ar é dinâmica e volátil, ao passo que o elemento terra propõe firmeza e sedimentação, dando origem ao conflito intrínseco da quadratura.

No entanto, apesar da grande diferença entre os elementos, tanto Gêmeos quanto Virgem são signos que funcionam pelo modo mutável. Em paralelo com incompatibilidade mostrada inicialmente, a compatibilidade modal é o primeiro lastro por onde encontrar a forma de integrar as duas pontas em tensão.

Mas isso não é suficiente para entender os efeitos da quadratura em um mapa natal!

Observe quais são as casas astrológicas envolvidas, pois são regiões do céu que representam áreas da vida com muitos desafios para conciliar no dia a dia. Por exemplo: casas 7 e 10 (relacionamentos e carreira).

Além disso, o estado cósmico dos planetas envolvidos e a recepção pelas dignidades e debilidades essenciais entre eles são decisivas para entender a real dimensão da dificuldade da quadratura.

Pode ser que, apesar do aspecto tenso, os planetas estejam em ótima recepção e, por isso, o nativo não sente tanto desconforto com a presença da quadratura.

E a relação dos dois planetas com o regente do ascendente e com a Lua revela como o nativo enfrenta o desafio representado pela quadratura e qual é o envolvimento emocional com o potencial conflito.

Esse é um conceito avançado de Astrologia!

Mas não tem outro jeito. Se você ficar só na observação básica dos elementos, você vai fazer análises de mapa astral muito genéricas e simplórias.

Lá na Imersão Salada Astrológica eu explico na prática como observar as recepções, além de exemplos práticos de análise de quadraturas.

Afinal, ASTROLOGIA É A SALADA DA VIDA!

Como Lidar com a Quadratura?

O primeiro passo para enfrentar uma quadratura é ter consciência do problema e as suas origens. Comece identificando os temas associados aos planetas em quadratura e como eles se manifestam em sua vida. A partir daí, entre na leitura técnica da quadratura.

Trabalhe de forma ativa para reconciliar as energias, criando estratégias que permitam que ambas coexistam. Isso exige autoconhecimento e humildade para reconhecer as próprias fraquezas.

Aqui, resiliência é uma palavra-chave. Veja os desafios como oportunidades para crescimento, em vez de obstáculos intransponíveis.

Aprender a lidar com uma quadratura é uma questão de desenvolvimento pessoal. Precisamos parar de resistir e receber com amor todas as tensões que fazem parte da nossa vida.

Tempero do Jardim: 

  • Os planetas não formam aspectos apenas entre eles! Os outros pontos do mapa também podem ser ativados por aspectos enviados pelos planetas (nodos lunares, partes árabes, Lilith, ascendente, Meio do Céu, cúspides das casas…

Veja também:

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim

P.S.: Estou te esperando no Jardim Astrológico Secreto

Jardim Astrológico Secreto