Marte na casa 2 está em exílio acidental (lembra dos estados cósmicos?). Antes que você faça cara feia, saiba logo que esse posicionamento pode ser bastante benéfico, se bem utilizado.
A casa 2 é o sustento da vida e Marte aqui dinamiza a relação que o nativo tem com a matéria e com seus valores mais enraizados.
Se você está aqui comigo é porque quer Astrologia profunda, não é mesmo? Então, não precisa ter pressa e não siga em frente neste post sem ter clareza da abrangência da casa 2 e do verdadeiro significado de Marte:
A casa 2 do mapa astral
Marte na Astrologia: o planeta guerreiro
O Marte do mapa está mesmo na casa 2?
Antes de partir para a interpretação, tenha a certeza de que Marte está mesmo na casa 2 ou se já está no orbe da 3 (no último décimo da casa 2).
Observe também se Marte está na casa 1, porém já atuando na casa 2 (no último sexto da casa 1).
Sobre orbes, clique aqui.
Nível: intermediário
Para início de papo, uma pessoa que nasce com Marte na casa 2 não suporta ser sustentada por ninguém. O senso de iniciativa marciana não permitiria um tamanho disparate para esse nativo, afinal, ele é o que decide onde, como e com o que os recursos materiais serão utilizados.
Então, a independência financeira acaba sendo uma palavra-chave na vida desse nativo. Se não conquistar rápido essa autonomia, pronto, a irritação vem e fica. E se a crise financeira bater à porta, esse Marte faz de tudo para superar.
Sabemos que quando se fala na segunda casa de uma carta astrológica, uma das abordagens é justamente a administração dos recursos materiais.
No caso de Marte nessa casa, por um lado, o impulso guerreiro luta para proteger o próprio patrimônio. E também para aumentar suas posses – um empreendedor com uma coragem surpreendentemente natural.
Por outro, se a impaciência dominar, gasta sem pensar os recursos para depois se vitimizar ou se esconder no seu próprio jeito de ser – uma imprudência controlável.
Quando usado da forma positiva, Marte na casa 2 acaba se mostrando um baita potencial para ganhar dinheiro. Digo potencial (e não certeza), pois a parte prática do ganho vai depender das dinâmicas das casas 6 e 10 em conjunto, além do livre arbítrio e da consciência do indivíduo.
Nesse ponto, começamos a fazer a virada para uma camada mais profunda da casa 2: a dos valores pessoais, enraizados no DNA.
Há muito tempo, em muitas culturas (incluindo a nossa), dinheiro é manifestação de poder – o que não é novidade para ninguém. Agora imagine isso com o competitivo Marte exatamente na casa das posses! Em maior ou menor grau, faz questão de tirar vantagem material, com aquele toque de ambição e audácia.
E indo ainda mais fundo nesse Marte na casa 2, a defesa dos valores vai para além do dinheiro e coisas materiais. Ao defender aquilo que possui, está a defender a própria manutenção da vida.
É isso: lá dentro, esse Marte está exclamando “Como é bom estar vivo!”.
Assim, sem que o nativo perceba com a mente racional (pois o faz de forma instintiva e inconsciente), Marte aqui usa com força total todos os valores que acredita serem básicos para sustentar o seu posicionamento na vida desenhado na casa 1.
Esses mesmos valores enraizados e sistematizados individualmente, serão levados com o vigor de Marte para os aprendizados da casa 3 e para todo o resto do mapa.
Por esse motivo, pela presença de Marte na casa 2, que dificilmente o nativo muda de ideia sobre a percepção dos seus valores mais básicos, justificando os curiosos ataques de ciúmes que essa posição de Marte por vezes reflete.
Isso tudo vem à tona quando o seu caminho de vida se deparar com a casa oposta: a casa 8…
O real funcionamento de Marte na segunda casa deve ser interpretado em conjunto com todo o restante do mapa (veja o passo a passo completo para ler mapa astral). Esse Marte faz aspectos com outros planetas? É ponto focal de alguma forma geométrica? Observe se o planeta está retrógrado, o signo da cúspide da casa e o signo onde está o próprio Marte.
Veja também o posicionamento de Marte nas outras casas:
Para ir além:
Marte nos signos de fogo (Áries, Leão e Sagitário)
Marte nos signos de terra (Touro, Virgem, Capricórnio)
Marte nos signos de ar (Gêmeos, Libra e Aquário)
Marte nos signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes)
Com amor, com Deus,
Astróloga do Jardim
P.S.: Estou te esperando no Jardim Astrológico Secreto!
Amante da Astrologia desde 2001. Astróloga profissional desde 2018. Tenho a missão de tornar esse conhecimento milenar acessível para todos com seriedade, integridade e amor.