Marte na Astrologia: o Planeta Guerreiro

Marte

Marte na Astrologia é o planeta da exteriorização da vida e da imposição da vontade. Seu passo diário é de 00º45’, permanece aproximadamente 2 meses em cada signo e faz a revolução completa em 2 anos. Quando entra em retrogradação, fica nessa condição por uns 5 meses.

Com natureza fogosa quente e seca, Marte rege o signo de Áries, o primeiro do zodíaco, conhecido por sua energia impulsiva e entusiasmada. Mas, junto com Plutão, também é co-regente de Escorpião, segundo a Astrologia clássica. Escorpião (signo do elemento água) é bastante caracterizado pela capacidade de transformação, determinação e intensidade emocional.

Esse é o quarto planeta do sistema solar e, na Astronomia, é conhecido como o Planeta Vermelho, devido à sua cor predominante. Já na Astrologia é conhecido como o pequeno maléfico, é um planeta que se destaca pela correspondência com a audácia, vigor e alto potencial de briga. 

Vamos agora entender tudo isso em detalhes.

Marte na mitologia romana

De forma simbólica, as mitologias romana e grega representaram muito bem o significado esotérico de Marte. Na mitologia romana, Marte era o deus da masculinidade, com força e coragem para a guerra. Filho de importantes deuses do panteão romano, Júpiter e Juno, Marte era um guerreiro pronto para a batalha, musculoso, portando um escudo e armado com uma lança.

Assim, antes das batalhas, esse deus era respeitosamente invocado pelos romanos com a esperança de, com isso, garantir a vitória. Marte era, então, considerado o protetor dos soldados romanos. É dessa cultura romana que hoje usamos o termo “marcial”, muito usado para o que é relativo à lutas à força física.

Em sintonia com essas características de impulsividade, esse deus também era associado à fertilidade e à sexualidade masculina. Visto como um amante apaixonado, Marte era frequentemente retratado ao lado de Vênus, a deusa da beleza e do amor. Deste relacionamento, nasceu Cupido, o deus semeador do amor.

A simbologia da fertilidade de Marte também se estendeu à agricultura, à colheita e à abundância trazida pelas chuvas. 

Marte na mitologia grega

Também relacionado à guerra, na mitologia grega, Marte é identificado como deus Ares, irmão de Atena (deusa da sabedoria e da estratégia de guerra), filho de Zeus e Hera. Porém, o enfoque na mitologia grega voltava-se bem mais ao caráter de destruição, de prazer pela violência e matança. Marte era, então, visto como um guerreiro instável, perigoso, cruel e sanguinário.

Assim como na cultura romana, Ares também encontramos muitas representações do seu relacionamento com a deusa do amor e da beleza da mitologia grega – Afrodite. 

Com vários templos construídos em sua homenagem, o gigantesco deus Ares também era muito invocado antes das batalhas a serem enfrentadas pelos soldados gregos, pela sua forte associação à coragem, à força e à masculinidade.

Marte na Astrologia

Com esse pequeno resumo das referências mitológicas, fica fácil perceber a associação de Marte às energias de ação, paixão, agressão e coragem de uma pessoa. De fato, é o planeta que governa a forma como nós exteriorizamos a força de vontade, a iniciativa e a motivação. 

Junto com os luminares Sol e Lua, e também com Mercúrio e Vênus, Marte está no bloco dos chamados planetas pessoais, pela correspondência muito direta com as características da personalidade e da individualidade de cada um.

Nessa vida concreta que estamos experienciando, nesse mundo material no qual precisamos fazer algum movimento para garantir o que é nosso, é esse valente planeta masculino que espelha a necessidade de ataque e de defesa. 

Seja na esfera física, intelectual, emocional ou espiritual, a bem da verdade é que estamos o tempo todo em  algum processo de luta. Lutamos pela nossa vida e usamos algum tipo de força para defender aqueles que entendemos estarem sob a nossa proteção e responsabilidade.

A luta interna

No fundo, a luta marciana interna é pela individualidade, pela afirmação da identidade, mesmo que seja de forma disfarçada ou aparentemente pacífica e conciliadora. Afinal, em algum lugar da alma você quer ser o melhor, pois o cérebro humano está condicionado ao entendimento comparativo. 

A fuga ou a negação desse desejo de vitória pode custar o peso de uma vida que passa sem aventuras, sem experiências desafiadoras, sem aprendizados pelos tombos. Uma vida sem este pequeno maléfico é o mesmo que passar em branco sem permitir a possibilidade de dar certo.

Marte na Astrologia é o nosso grande guerreiro interno da autoafirmação e é por isso que é tão associado às competições esportivas, disputas mercadológicas, marcação do próprio espaço, definição territorial – enfim, tudo aquilo que pode despertar raiva em caso de ameaça.

Por essas predisposições impulsivas, é pelo movimento de Marte no céu que detectamos a propensão a cortes, acidentes, inflamações e febres.

O resultado positivo de Marte na Astrologia

É a impulsividade de Marte que nos leva para a vida! Por Marte despertamos todo o nosso vigor, a audácia, a capacidade empreendedora, de realização e de motivação para o sucesso. Sexo e paixão também são território de Marte, na medida em que a libido é mais pura manifestação do impulso de vida. 

Em resumo, Marte é a atitude para conquistar! E como cada um manifesta isso tudo na vida? 

Para responder essa pergunta, só mesmo observando a carta natal. Faço questão de enfatizar que não existe posicionamento ruim, apenas formas diferentes de lidar com a impulsividade. 

Marte no mapa astral mostra a parte prática de como a pessoa lida com a definição dos objetivos e com a confiança para batalhar por eles. Cabe a cada um usar o guerreiro que recebeu da melhor forma possível.

O primeiro fator decisivo é o signo onde está Marte na carta natal, pois é o signo que define o temperamento natural do guerreiro interno de cada um. Na sequência, observe se o planeta está enviando e recebendo aspectos de outros pontos do mapa. Os aspectos definem desafios e facilidades que o guerreiro interno vai enfrentar nas suas batalhas da vida.

Por fim, na hora de interpretar o mapa natal, observe em qual casa astrológica o planeta está situado, uma vez que nos assuntos dessa casa Marte vai externar bastante a sua força. E claro, não deixe de analisar as casas regidas por ele: aquelas que abrem nos signos de Áries e Escorpião.

Para consultar:

Veja aqui no Jardim Astrológico a lista completa dos aspectos de Marte.

Marte nas casas astrológicas

Marte nos signos de fogo (Áries, Leão, Sagitário)

Marte nos signos de terra (Touro, Virgem, Capricórnio)

Marte nos signos de ar (Gêmeos, Libra, Aquário)

Marte nos signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes)

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim