Marte nos Signos de Água – Câncer, Escorpião e Peixes

Marte-nos-Signos-de-Agua

Marte nos signos de água se impõe pela sensibilidade. Sabemos que, na simbologia mitológica, Marte é o Deus guerreiro. Na Astrologia é o planeta da ação, da coragem, da agressividade e da iniciativa. Um planeta de muita energia yang, pura atitude.

Já vimos aqui no Jardim Astrológico como que Marte atua em cada casa de um mapa astral, ou seja, em cada área da vida que corresponde a uma etapa da jornada maior. 

No entanto, conforme o signo, Marte manifesta o seu potencial impulsivo e decisório de um jeito. É importante ressaltar que o signo onde está Marte desenha um comportamento que se reflete em toda a personalidade da pessoa e não só no assunto da casa em que se encontra. 

Dica: antes de se aventurar na interpretação do planeta nos signos de água, aprofunde o conhecimento da simbologia do próprio planeta Marte

Aliás, o conhecimento aprofundado de cada casa astrológica é de fundamental valor. 

Assim, a partir da compreensão de Marte em cada signo, você terá maior clareza do funcionamento do planeta no todo do mapa, principalmente nas casas que ele rege. No caso, Marte rege as casas onde se encontram os signos de Áries e Escorpião (seja pela cúspide ou por interceptação).

Os signos de água

Composto pelas qualidades primordiais frio e úmido, o elemento água promove a sensibilidade, ativa o lado emocional e a intuição. Quando o elemento água é associado às modalidades cardinal, fixo e mutável, surgem os signos de Câncer, Escorpião e Peixes.

Bora estudar os efeitos dos signos de água quando tocam o enérgico planeta Marte!

Marte nos signos de água 

Nível: básico

Marte em Câncer

Quando olhamos para a dignidade planetária, dizemos que essa é uma posição de queda para Marte (oposto à exaltação em Capricórnio). Câncer é o signo de água da modalidade cardinal e, portanto, mesmo em queda, mostra impulsividade.

E qual é o impulso de Marte em Câncer? É o impulso de cuidar, de proteger. O nativo de Marte em Câncer é o grande defensor dos seus próximos e queridos. É o que toma a iniciativa de estender a  mão para salvar, acolher, curar.

Assim, o nativo de Marte em Câncer é bastante perceptivo e intuitivo em relação às necessidades emocionais dos outros. Essa mesma intensidade também é direcionada para preservar valores familiares e transmitir para a próxima geração.

Porém, essa sensibilidade pode levar ao nativo de Marte em Câncer a se sentirem facilmente ofendidas e magoadas. Lembrando do estado de queda de Marte, o nativo pode ter dificuldade para lidar com críticas ou conflitos e, por isso, prefere evitar situações desconfortáveis.

É um Marte mais calmo, digamos assim. Um nativo que prefere se afastar ao invés de bater de frente em situações de confronto, mas que não pensa duas vezes na hora de abrir o coração para ajudar a quem precisa.

Marte em Escorpião

Junto com Plutão, Marte é co-regente de Escorpião e, por isso, também está em domicílio neste signo. Marte em Escorpião indica um nativo de uma energia muito intensa e apaixonada, com forte manifestação de poder no campo sexual.

No profundo signo de Escorpião, Marte impulsiona o nativo a se empenhar em investigações e elaborações de estratégias manipuladoras de poder. É isso, Marte em Escorpião é capaz de dominar só com olhar e tem extremo prazer por estar no controle das situações.

Em defesa da sua autoafirmação pelo controle (afinal, escorpião é o signo fixo de água), coragem e determinação não faltam nesse nativo. Para isso, mergulha tão profundamente em suas emoções que quem está de fora não consegue alcançar, pois ele dificilmente revela o que sente.

Esse é um posicionamento de segredo, de mistério e até mesmo de desconfiança e de vingança. Mas, em paralelo, é um estado cósmico de busca pela verdade e, sobretudo, de regeneração. Marte em Escorpião tem resiliência para sentir a sua mais profunda dor e se permitir viver a transformação.

Marte em Peixes

No maleável Peixes, o signo mutável de água, Marte se manifesta no campo da imaginação e da compaixão. O nativo de Marte em Peixes apresenta uma intuição explosiva que se manifesta em criatividade ou idealismo. 

Quando esse posicionamento não é bem compreendido pelo próprio nativo,  pode apresentar confusão e escapismo de suas emoções – perde-se nos seus próprios impulsos ou não sabe para onde direcionar sua energia de ação, que acaba sendo dispersada.

Em Peixes, Marte fica mais tímido, talvez falte confiança ao nativo, um certo sentimento de insegurança, medos escondidos no inconsciente que culminam em auto sacrifícios. 

Por outro lado, quando bem aproveitado, o nativo de Marte em Peixes, enquanto age em segredo, é o sonhador sem limites e, por isso, alcança possibilidades muito além das cabeças comuns. De inspiração motivadora, essa liberdade de sentimentos é a sua grande fonte de autoafirmação.

Usado na máxima potência, Marte em Peixes indica uma energia poderosamente sensível onde há um empenho para a busca espiritual e para a compreensão de que a origem e o objetivo de tudo estão diretamente relacionados a um todo maior do que si mesmo.

ATENÇÃO: Mude de nível na compreensão de Marte pelo mapa astral!

Este é um artigo de nível astrológico básico. As informações apresentadas são apenas um ponto de partida para o entendimento de Marte nos signos de água no contexto do mapa.

Então, aproveite para mergulhar no significado de cada casa astrológica, pois, como vimos no início deste artigo, Marte leva a energia do signo para a sua atuação em todas as áreas da vida.

Observe também se esse Marte já está muito próximo do signo seguinte, se retrógrado ou em movimento direto, qual é o signo em elevação (o ascendente) e o Sol do nativo.

Os aspectos que envia e recebe também influenciam diretamente a manifestação prática de Marte!

Veja também:

Marte nos signos de fogo (Áries, Leão, Sagitário)

Marte nos signos de terra (Touro, Virgem, Capricórnio)

Marte nos signos de ar (Gêmeos, Libra, Aquário)

Para ir além:

Marte nas casas do mapa astral

Bibliografia sugerida:

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim