Marte na casa 12 do Mapa Astral

Marte-na-Casa-12

Marte na casa 12 manifesta a sua impulsividade de forma oculta, reservada. Pode ser que o nativo passe por algumas frustrações até entender como usar com sabedoria o seu Marte, seu portal de ação. 

A casa 12 geralmente é muito mal compreendida, sendo frequentemente associada à dor, isolamento, prisão, dificuldades… Marte aqui causa pânico no aprendiz iniciante. 

O que fazer? Primeiro, compreender a essencial função da casa 12 na vida e na história de alma. Só depois seremos capazes de interpretar Marte nessa linda casa de água:

A Casa 12 do Mapa Astral

Marte na Astrologia: o planeta guerreiro

O Marte do mapa está mesmo na casa 12?

Cuidado! Sempre confira os orbes das casas para identificar a zona de influência do planeta. Veja se Marte está mesmo na casa 12 ou se está entrando na 1 (no último terço da casa 12).

Observe também se Marte está fisicamente na casa 11, porém atuando na casa 12 (no último décimo da casa 11).

Sobre orbes, clique aqui.

Marte na casa 12

Nível: intermediário

Marte, por ser um planeta pessoal com manifestações bastante evidentes na vida de uma pessoa, marca a sua presença de um jeito bem particular quando vem na casa 12 do mapa. 

O planeta guerreiro, que está sempre pronto para o combate e expor seu lado de força impositiva, aqui na casa 12 esconde o seu real poder de ação. 

Até que se compreenda o que realmente está acontecendo, o nativo tem a impressão de que os esforços que faz durante a vida não adiantam muita coisa. Parece que está sempre dando murro em ponta de faca até que cansa e perde a vontade de se esforçar, causando frustração.

Por conta disso, é comum que o nativo acabe renunciando com frequência ao que realmente deseja e reprimindo as suas vontades. É como se sentisse que os seus desejos estão trancados no seu próprio interior e ele não acessa a chave para libertar.

A consequência pode ser raiva enrustida ou até mesmo uma tendência autodestrutiva de sucessivas autossabotagens que dispersam a energia que deveria ser canalizada para grandes realizações.

A volta por cima

A libertação está na clareza de entendimento do lugar da casa 12 no mapa. Essa é a grande casa da origem espiritual, aquela que antecede o ascendente como início da vida. Marte aqui, temporariamente trancado no inconsciente, traz na pele do nativo a necessidade de confiar.

Confiar no fluxo da vida e entender, no fundo da alma, que a verdadeira força não vem da própria pessoa, mas de um algo maior e superior que permitiu a experiência dela nesta vida terrena.

Marte na casa 12, na mais elevada potência deste posicionamento, é o guerreiro que aprende o benefício de se entregar. Não no sentido de derrota, mas na direção de perceber que luta por luta é um desgaste sem propósito que só traz angústia e fúria para si e para os outros.

Esse é um Marte de ajuda ao próximo, de estender a mão a quem precisa e de viver uma vida que se ajusta sozinha na lei do retorno.  No final, é para o mundo espiritual de casa 12 que voltaremos, após o cumprimento de toda a jornada.

Para interpretar Marte na casa 12 em um mapa específico

A manifestação de Marte na casa 12 varia muito conforme o estado em que se encontra e contexto geral do mapa analisado. Veja se o planeta está retrógrado ou em movimento direto. Considere sempre o signo em que Marte está localizado e o signo da cúspide da casa 12.

Interprete com cuidado os aspectos que o planeta recebe ou envia. E sempre observar em qual casa estão os signos de Áries e Escorpião, pois são regidos por Marte.

Veja também o posicionamento de Marte nas outras casas de um mapa:

Marte nas casas astrológicas

Para ir além: 

Marte nos signos

Leitura sugerida:

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim