Aspectos planetários harmônicos são verdadeiros presentes que a divindade nos dá. São posicionamentos celestes bem fluidos para que a gente siga adiante na vida, apesar das dificuldades que encontramos ao longo da jornada.
Nesse artigo nós vamos aprofundar o conhecimento sobre o aspecto sêxtil. Se você estiver iniciando nesse assunto, sugiro ler primeiro as noções gerais dos aspectos no link abaixo:
Eu sempre gosto de reforçar a importância de entender a profundidade das camadas de cada casa astrológica e da lógica do zodíaco. Isso porque as características dos aspectos se manifestam a partir da área da vida onde os planetas se encontram e dos seus estados cósmicos.
Sabemos que os aspectos revelam a interação entre os planetas. Simbolicamente, é como se eles estivessem conversando.
No caso do trígono e do sêxtil, a conversa flui numa boa, há um entendimento mútuo e uma interação positiva entre os assuntos que cada planeta carrega.
Cabe a nós, seja na qualidade de astrólogos ou simplesmente no estudo do próprio mapa, fazer a interpretação e a tradução que esclareça o conteúdo desse diálogo na vida prática.
Logo de início, já adianto: trígono e sêxtil não são a mesma coisa! Cansei de ver por aí descrições genéricas dos aspectos com os planetas colocando sêxtil e trígono numa mesma interpretação de facilidade. Mas não é assim.
Aqui no Jardim Astrológico, eu e você somos elegantes e não cometemos gafes desse tipo, ok?
Então, vamos entender a fundo as características do aspecto planetário sêxtil:
Nível: intermediário
Sem dúvida, sêxtil é um aspecto bastante benéfico. Se você tem algum no seu mapa, use pelo amor do céu! É um dom pronto, uma facilidade que não pode ser desperdiçada.
De onde vem essa facilidade do sêxtil?
Esse dom pronto e prático vem da interação harmoniosa e estimulante dos elementos que os planetas se encontram, seja por signo, seja por casa. Acompanha comigo:
No sêxtil, o ângulo de partida é 60º de distância entre os dois planetas. Considerando que cada signo ocupa 30 graus da eclíptica e que cada casa tem aproximadamente 30 graus, portanto, os planetas envolvidos no aspecto estão a dois signos e duas casas de distância um do outro.
Se na sequência do zodíaco (e da natureza das casas) os elementos vão se alternando na ordem fogo-terra-ar-água, então, temos duas combinações possíveis entre os planetas do sêxtil: ar e fogo, terra e água.
Exemplos de planetas em sêxtil:
Terra e água: Vênus aos 28º de Touro na casa 6 e Lua aos 28º de Câncer na casa 8.
Fogo e ar: Sol aos 15º de Sagitário na casa 5 e Plutão aos 13º de Aquário na casa 7.
Ora, a água nutre a terra. E o ar permite que o fogo se expanda.
Percebeu?
A essência prática e benéfica do sêxtil vem do natural estímulo entre os elementos que se potencializam, se alavancam.
Sabemos que quanto mais exato for o aspecto (60º de distância), mais forte o efeito. No entanto, é importante considerar para existir um sêxtil no mapa há uma margem de tolerância de 5º para mais ou para menos.
Então, se dois planetas estiverem de 55º a 65º de distância entre eles, estão em sêxtil.
Em razão dessa margem de tolerância, pode ser que os dois planetas não estejam nos binômios ar-fogo ou terra-água. No limite do orbe, da margem de tolerância, pode ser que os planetas estejam, por exemplo, em fogo-terra.
Nesse caso, dizemos que o aspecto está dissociado. Não é ruim, mas o nativo precisa de um pouco mais de consciência para desenvolver a interação benéfica.
Sabemos que Vênus é um planeta que representa benesses: afeto, beleza, prosperidade e relações sociais. Quando observamos a posição de Vênus nas posições naturais (regente de Touro e Libra; domicílio acidental nas casas 2 e 7), constatamos que está a 60º de distância seja do Sol, seja da Lua.
Então, o aspecto sêxtil, seja lá qual forem as casas e os planetas envolvidos, carrega essa essência prática e positiva no diálogo entre eles. Assim como o planeta Vênus, o sêxtil traz o apoio e a facilidade de uma maneira bastante ativa e benéfica.
O sêxtil entre dois planetas representa uma fluência que o nativo percebe na vida, no dia a dia, sem dificuldade.
___________________________________________________________________
Agora que você entendeu o significado e o funcionamento do sêxtil, é de extrema importância fazer a diferenciação entre sêxtil e trígono. Como disse lá no início, ambos são aspectos benéficos, mas o uso do trígono na vida não é tão prático e fácil como o sêxtil.
Entenda em detalhes sobre o trígono aqui.
E para estudar sobre os outros aspectos astrológicos:
Quadratura
Oposição
Conjunção
___________________________________________________________________
Fique esperto:
Os planetas não formam aspectos apenas entre eles! Os outros pontos do mapa também podem ser ativados por aspectos enviados pelos planetas (nodos lunares, partes árabes, lilith, ascendente, meio do céu, cúspides das casas…
Dica:
No aspecto formado, quando um dos planetas é pessoal, o efeito é bem mais visível no indivíduo. Se os dois planetas forem geracionais, o aspecto traduz uma influência e característica coletiva.
Para individualizar um aspecto coletivo, só mesmo analisando o nível de destaque que cada um dos planetas tem no mapa da pessoa (por exemplo, se é regente do ascendente ou se fazem um segundo aspecto com planeta pessoal).
Também é possível individualizar um aspecto coletivo observando as casas onde estão os planetas envolvidos.
Veja também:
Com amor, com Deus,
Astróloga do Jardim
P.S.: Estou te esperando no Jardim Astrológico Secreto…
Amante da Astrologia desde 2001. Astróloga profissional desde 2018. Tenho a missão de tornar esse conhecimento milenar acessível para todos com seriedade, integridade e amor.