Urano nas Casas Astrológicas

Urano nas casas astrológicas

Urano nas casas astrológicas revela a área da vida onde se busca a liberdade pura e completa. É o local e o conjunto de assuntos onde a alma questiona as regras e os conceitos estabelecidos pelo meio externo. 

No fundo, a casa onde Urano aparece mostra o ambiente onde há o maior desejo de compromisso com a vida. Não estou falando do compromisso adulto e responsável de Saturno, mas do compromisso em viver uma vida plena em que o potencial da individualidade é de fato manifestado no âmbito coletivo. Em uma palavra: autenticidade.

Como tudo na vida, isso tem um preço. O desejo de liberdade pode levar à explosões e inconsequências. Também estamos sujeitos a rupturas, perdas, situações inesperadas e até mesmo estranhas. 

No mapa que você está observando agora, em qual casa está o planeta Urano? Antes de prosseguir, entenda com carinho o contexto dessa casa astrológica no todo do mapa. As casas não estão numa sequência aleatória. Ter ciência disso é fundamental.

Urano nas casas astrológicas

Nível: básico

Esse é apenas um ponto de partida. Para um entendimento mais adequado deste planeta, confira o orbe da casa, o signo onde está o planeta, os aspectos de Urano com outros pontos do mapa e se faz parte de alguma formação planetária específica.

Urano na casa 1

O nativo de Urano na casa 1 é a própria encarnação do desejo de liberdade. É aquela pessoa que se irrita facilmente com limitações externas e imposições conservadoras e engessadas de qual é o caminho correto a seguir. Se Urano estiver desafiado na casa 1, pode ser forte indício de uma constante pressão interna pela espontaneidade. Postura imprevisível, inquieta. 

Urano na casa 2 (queda acidental)

Urano na casa 2 reflete o profundo desejo da independência financeira, que nada mais é do que a consequência de um desejo ainda mais fundo de questionamento dos valores recebidos pela hereditariedade. Considerando a imprevisibilidade dos acontecimentos despertados por Urano na casa 2, essa é uma posição de alerta para a exposição aos riscos materiais. Assim com há a possibilidade de ganhos inesperados, há também a possibilidade de abruptas perdas financeiras. 

Urano na casa 3

Urano na casa 3 espelha um nativo bastante questionador das pessoas ao redor (irmãos, parentes, colegas, professores). Está aberto a discutir sobre o novo e repudia ideias muito fechadas. Com essa mente eletrizada, pode cair na dispersão, na falta de adaptação ao sistema de ensino e no rompimento de relações. Além do pensamento rebelde, o nativo está sujeito, em outra camada da casa 3, a relações inusitadas com pessoas próximas e deslocamentos arriscados (trânsito, viagens curtas). 

Urano na casa 4

O nativo de Urano na casa 4 tem um profundo desejo de liberdade na forma como constrói a sua base. Com isso, é comum que essa posição reflita um marcante inconformismo com as restrições vindas dos pais. Consequentemente, acaba saindo relativamente cedo de casa, o que representa um grande alívio e possibilidade de rompimento de padrões de pensamento e conduta. Esse posicionamento promete mais liberdade na segunda parte da vida, que se desenrola de um jeito bem diferente do início. 

Urano na casa 5 (exílio acidental)

Urano na casa 5 reflete um nativo que, curiosamente, vive rompendo com o que ele mesmo cria ou entende ser fonte de lazer, afeto e autoconhecimento. Assim, na manifestação superficial da casa 5, está sempre buscando novas formas de lazer e diversão. Pessoa livre e criativa na sua auto expressão, preza pelo romance livre, espontâneo e companheiro. Se tiver filhos, estes também se manifestam com independência e liberdade.  

Urano na casa 6

Esse é o nativo que tem pavor de rotina metódica, repetitiva. Dia a dia parado é motivo de irritação. Claramente prefere ser dono da forma como organiza (ou desorganiza) suas atividades, o que acaba gerando conflitos com colegas. Receber ordens é praticamente uma ofensa e isso o faz perder e trocar de trabalho repetidas vezes. No fundo, prefere meios mais autônomos de colocar a sua autenticidade em prática, pois assim entende que consegue transformar o seu caos em algo útil para o meio que frequenta.

Urano na casa 7

Urano na casa 7 não negocia a liberdade nas parcerias, sejam amorosas ou profissionais. Qualquer sensação de perda do caráter fraterno e espontâneo de seus relacionamentos é motivo para a ruptura. Para o outro, isso pode parecer impaciência e intolerância, ainda mais com as mudanças frequentes de humor. Esse é um nativo que prefere não se prender a ninguém e, por isso, busca parcerias que respeitem o valor da sua liberdade. 

Urano na casa 8 (exaltação acidental)

Esse é um posicionamento que reflete surpresas repentinas durante a vida, de ganhos ou perdas, a depender das condições de Urano dentro da casa 8.  Heranças, patrocínios e dinheiro podem ir e vir como um raio que vem do céu. O mundo psicológico é visto de forma mais racional. Possível mediunidade. É comum a aptidão para investigações tecnológicas e estudos aprofundados de temas incomuns. 

Urano na casa 9

Geralmente o nativo de Urano na casa 9 é um estudioso muito além da média. Questionador e autodidata, não se contenta com explicações não convincentes. É comum o interesse por ciências e tecnologia. Busca relacionar conceitos entre áreas que são aparentemente desconexas, pois faz relações inusitadas. Muito aberto a culturas e lugares diferentes. É possível que passe por mudanças radicais na rota em direção ao sucesso.  

Urano na casa 10

O nativo de Urano na casa 10 não aceita qualquer tipo de ordem ou direcionamento fechado sobre o caminho que deve seguir em direção ao sucesso. Isso pode repercutir em confronto com figuras de autoridade ou então relacionamentos profissionais bastante livres e abertos, pois só assim a paz é possível. Espírito independente, é provável que passe por mudanças súbitas na carreira e situações que alterem completamente o rumo da vida.  

Urano na casa 11 (domicílio acidental)

Urano na casa 11 espelha grande abertura para o relacionamento coletivo com pessoas de qualquer tipo, sem discriminações. Sem muito apego, troca de grupo e enfrenta rupturas de amizades, apesar da forte necessidade de pertencer. Há um marcante direcionamento mental para as necessidades do grupo e desenvolve uma questionadora visão de futuro em relação à sociedade. 

Urano na casa 12

O nativo de Urano na casa 12 enfrenta uma constante sensação de falta de espontaneidade. É como se as situações da vida, por mais que mudem, sempre forcem algum cerceamento da liberdade, seja física, ideológica ou psicológica. Com isso, fica com uma tensão guardada dentro do peito sempre prestes a explodir. A liberdade da alma, então, é experimentada de forma isolada, muitas vezes compartilhada com amigos ocultos. 

Veja também

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim