O Sol na Astrologia – A Verdade Interior

Sol-na-Astrologia

O Sol na Astrologia é a estrela central para o início da interpretação de um céu pessoal. Sabemos que os planetas, cada um a seu ritmo, giram em torno do Sol, na orquestra do nosso lindo sistema solar.  Pelos estudos astronômicos e as leis da física, os planetas e o Sol se dinamizam num verdadeiro jogo de atração e desejo de liberdade, mas que, apesar de tudo, os ciclos se repetem de forma previsível.

No plano físico, pela sua luz e calor, ao Sol devemos a nossa própria vida. E ele também é o ponto de referência em relação à Terra na marcação das estações do ano. 

Esotericamente, levamos essa observação astronômica para o campo da Astrologia. No ritmo dos planetas vivemos ciclos previsíveis, sem nunca abandonar o giro ao redor do centro, o Sol. 

Vamos, então, desenvolver uma compreensão mais completa da influência do Sol na Astrologia como representante do centro da nossa vida. No final deste artigo, deixo algumas dicas que como analisar o Sol no mapa natal.

O Sol na Astrologia

Na Astrologia, o Sol é o luminar representado pelo símbolo ☉. De maneira direta, o Sol representa a essência da individualidade, o ego e a vitalidade. É o centro da personalidade de uma pessoa. 

Assim, a posição do Sol no momento do nascimento fornece informações bastante claras sobre a natureza fundamental do indivíduo e sua maneira de brilhar no mundo. 

Sabemos que muitas vezes é preciso enfrentar diversos desafios para atingir o brilho pleno, que podemos entender como a verdadeira realização pessoal. Ao longo da vida, passamos por provações que envolvem família, parceiros, amigos, inimigos, concorrentes, emoções conflituosas, dúvidas, medos… Obstáculos das mais variadas fontes que nos fazem questionar qual é o caminho para atingir o brilho do Sol.

Pois bem. Esse desafios à plenitude da vida também estão expressos na carta astrológica por meio do Sol. 

Link útil:

Mitos Solares: A Jornada do Herói

A mitologia nos traz referências alegóricas que facilitam, a compreensão da simboligia do Sol na Astrologia. 

Em muitas culturas, o Sol foi personificado como um deus ou uma figura heroica. Um dos mitos solares mais conhecidos é o de Apolo, o deus grego do Sol. Apolo é associado à música, à verdade e à cura. Ele personifica a busca pela perfeição e a busca pelo autoconhecimento, refletindo a busca espiritual e a jornada do herói a que somos convidados a experimentar ao longo da vida.

Também associado à luz, o deus Apolo representa o nosso potencial de visão plena e, portanto, de prever o futuro. Isso é atingido após a derrota da serpente perigosa, símbolo de tudo aquilo que nos aprisiona e impede a máxima expressão da criatividade.

Na mitologia egípcia, o mito solar importante é o de Rá, considerado o criador do universo e a fonte de toda a vida. Sua jornada diária pelo céu, representada pelo sol nascente e poente, simboliza o ciclo da vida, morte e renascimento. Na Astrologia, a posição do Sol no mapa natal também está relacionada com a jornada espiritual e a evolução da alma ao longo da vida.

O encontro com a individualidade

Se eu tiver que resumir uma receita infalível para a felicidade plena, essa é uma tarefa fácil: basta encontrar a máxima expressão do Sol de nascimento. Sabe por quê? Porque é pelo Sol que uma pessoa se sente verdadeira com ela mesma.

O brilho do Sol é o brilho do coração. Podemos manifestar o Amor Maior quando, em primeiro lugar, entendemos qual é a nossa função individual e personalíssima nesse mundo. É no reconhecimento da individualidade que o ser humano encontra o cumprimento do propósito e dá sentido para vida.

Isso nada tem a ver com egoísmo. Muito pelo contrário. Ao encontrar a paz da individualidade a pessoa se torna capaz de se doar ao mundo, pois tem a certeza de que seu brilho interno não apaga. 

Nesse sentido, o Sol é o astro que rege o signo de Leão – aquele que representa a autoconfiança para alcançar a autorrealização.

Todos nós enfrentamos algum tipo de desafio relacionado ao Sol. Se assim não fosse, nem estaríamos vivos, afinal, a jornada terrena serve exatamente para descobrirmos e desenvolvermos o caminho da luz interior.

Os Desafios do Sol e da Manifestação do Brilho Interior

Medos, angústias, barreiras, atritos familiares e interpessoais fazem parte desse processo de descoberta. Cabe a cada um elevar cada vez mais o nível de consciência para saber discernir entre aquilo que é de fato uma verdade interna e aquilo que é uma vontade do outro em relação a nós.

Muitas vezes, seguir o próprio Sol exige uma ruptura de padrões e lealdades construídos por pessoas muito presentes no nosso sistema familiar, social e cultural. A despedida do padrão pode ser tão dolorosa que é comum a escolha do comodismo em detrimento do caminho da verdadeira autorrealização. Isso causa profundo arrependimento quando se percebe que o tempo não volta.

Quando falamos de Sol, entramos na seara dos valores individuais – e esses deveriam ser inegociáveis, mas entendo que na vida prática as coisas não são tão óbvias. Eu, como astróloga, tenho isso como missão fundamental em cada mapa analisado: despertar a vigília constante contra a sabotagem da luz do Sol.

Como Analisar o Sol no Mapa Natal

Para entender o Sol na Astrologia pessoal, comece observando o signo em que se encontra. Quando alguém te pergunta qual é o seu signo, é esse mesmo da posição do Sol. Olhando o movimento do ponto de vista da Terra, o astro rei passa aproximadamente um mês em cada signo.

Na sequência, veja qual é a casa que o Sol ocupa.  Essa é a área da vida onde você tem forte identificação pessoal e deixa a sua marca pela vontade. Lembre de verificar a orbe das casas para não se enganar qual é a verdadeira área de influência do Sol. 

Analise com atenção todos os aspectos do Sol com outros pontos do mapa (planetas, Lua, Lilith, nodos lunares, quíron, ascendente, meio do céu). Considere uma orbe de até 10º, ok?

Links úteis:

Essas são apenas dicas iniciais, mas com esses elementos (signo, casa e aspectos) já dá para começar a entender a dinâmica do Sol na vida de uma pessoa.

O Sol na astrologia desempenha um papel fundamental na definição da personalidade e do destino de uma pessoa. É a fonte de vitalidade, energia e autoexpressão. Ao explorar os significados do Sol em cada signo do zodíaco, podemos compreender melhor a riqueza de influências que essa estrela central exerce sobre nós. Assim como o Sol continua a brilhar no céu, o Sol na astrologia continua a iluminar os caminhos daqueles que buscam conhecer a si mesmos e seu propósito na vida.

Veja também:

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim