Saturno na Astrologia é um dos planetas que compõem a complexa teia individual e coletiva, exercendo um papel fundamental na formação da personalidade humana e na influência sobre os eventos da vida.
Imponente por seu grandioso tamanho e seus notáveis anéis, na interpretação astrológica, Saturno é o planeta da estrutura, do tempo, do carma e da maturidade interior.
Vamos então explorar o significado profundo de Saturno na Astrologia, suas simbologias, influências e como podemos aproveitar suas lições para nosso crescimento pessoal.
Link útil:
Na mitologia grega, Saturno é conhecido como Cronos, o filho mais jovem de Urano (o céu) e Gaia (a terra). Uma profecia revelou a Cronos que ele seria destronado por um de seus filhos, assim como ele havia feito com seu pai. Para evitar esse destino, Cronos engolia todos os seus filhos assim que nasciam, mantendo-os aprisionados em seu ventre.
Essa história mitológica está diretamente relacionada à simbologia de Saturno na Astrologia. A atitude de Cronos de engolir seus filhos representa a ideia de limitação, restrição e medo do desconhecido. Assim como o planeta Saturno pode representar desafios e obstáculos em nossas vidas, Cronos retrata a natureza implacável do tempo, que consome todas as coisas, incluindo nós mesmos. Essa conexão é ressaltada ainda mais pela associação de Cronos com a agricultura e a colheita, indicando o ciclo inevitável da vida e da morte.
Na mitologia romana, Saturno também é conhecido como o deus da agricultura e da colheita. Ele era frequentemente retratado com uma foice, simbolizando a colheita e o tempo. Saturno era um dos principais deuses do panteão romano e era honrado durante o festival das Saturnálias, celebrado em dezembro.
A festividade das Saturnálias era uma época de celebração e indulgência, onde as regras e hierarquias sociais eram temporariamente suspensas. Essa festa representa a influência de Saturno na Astrologia, que nos convida a refletir sobre a natureza cíclica da vida, a impermanência das coisas e a necessidade de encontrar equilíbrio entre disciplina e alegria.
Tendo em mente a ilustração mitológica, passamos então a entender a simbologia de Saturno com mais detalhes.
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e é o segundo maior do nosso sistema solar. Como visto pela mitologia, ele representa, em termos astrológicos, a disciplina, a sabedoria adquirida através das experiências, o tempo e a ordem.
Seu símbolo assemelha-se a uma foice, representando o poder do tempo e a necessidade de cortar o que é desnecessário em nossas vidas.
De fato, ele representa a própria encarnação, com todas as limitações a ela inerentes. Numa visão mais ampliada sobre a mensagem saturnina, a finitude da vida está totalmente relacionada com o compromisso assumido para a encarnação.
Por essa relação direta com o tempo, Saturno é, sem dúvida, o mais cármico dos planetas. Não é a toa que Saturno encontra seu júbilo na casa 12, o ambiente do céu que reflete as nossas origens e o nosso destino espiritual.
Então, é preciso aproveitar cada segundo e fazer o que precisa ser feito antes de retornar para o mundo espiritual. O tempo vai acabar…
É exatamente por isso que Saturno é o grande mestre da responsabilidade e da disciplina. Pelo viés da responsabilidade, ele nos lembra da importância de cumprir nossos deveres. Pela disciplina, podemos estabelecer metas realistas e trabalhar diligentemente para alcançá-las, empregando os esforços necessários, mesmo que isso implique dificuldades a serem enfrentadas.
Agora não fica difícil de entender por que esse planeta é o símbolo da maturidade interior. Pelo princípio hermético da correspondência, Saturno é um grande espelho que nos confronta com nossos próprios desafios e lições, incentivando o crescimento pessoal e espiritual.
A verdadeira maturidade se consolida quando aprendemos a lidar com os limites e as restrições impostas pela vida. Isso tem um propósito bem claro: o desenvolvimento da paciência e da perseverança.
Numa cultura tão imediatista como a nossa em que a busca pelo caminho mais fácil é amplamente confundida com a preguiça e o comodismo, Saturno é um perene lembrete de que a fuga das verdadeiras responsabilidades, dos desafios e obstáculos impedem o amadurecimento e a evolução da alma.
Então, o que Saturno exige de nós é o desenvolvimento do autodomínio e do autoconhecimento. A partir do enfrentamento dos nossos medos, fraquezas e inseguranças, desenvolvemos uma compreensão mais profunda de nós mesmos.
Aqui, despertamos o entendimento para outro princípio hermético: o da causa e efeito. Saturno está intrinsecamente relacionado ao conceito de carma. Ele nos ensina que nossas ações têm consequências e que, ao enfrentar as consequências de nossas escolhas passadas, podemos aprender e evoluir.
Por esses motivos, Saturno na Astrologia representa a construção de uma estrutura sólida e estável em nossas vidas, o que energeticamente está relacionada a Capricórnio, o signo regido pelo Senhor do Tempo.
Em apertado resumo, Capricórnio é o signo associado à ambição, ao trabalho árduo e à busca por realizações. Essas características aparecem no plano prático por meio do ritmo de Saturno apresentado no mapa natal.
Vale lembrar que Saturno também é o regente tradicional do signo de Aquário! O signo do aguadeiro é a expressão energética da autenticidade, da originalidade. Isso só é possível com o despertar da autossuficiência provocado por Saturno, afastando por completo a delegação das nossas próprias responsabilidades para terceiros.
Com Saturno bem desenvolvido internamente, o indivíduo é a referência, não necessitando da aprovação alheia para seu deleite sentimental. Além disso, não podemos esquecer que a manifestação honesta da originalidade tem enraizada o profundo conhecimento da estrutura anterior, saturninamente construída, que agora está sendo rompida com responsabilidade para o bem coletivo.
observe no seu mapa (e nos mapas de outras pessoas) como Saturno está colocado por signo, casa, a casas astrológicas que ele rege, se está direto ou retrógrado e os aspectos com os outros pontos da carta natal. Faça essa observação com profundo respeito, pois as mensagens saturninas esbarram em aspectos sombrios da existência humana que não devem ser objeto de julgamento, mas vistos como fonte de autoconhecimento e transmutação.
A bem da verdade é que Saturno é implacável na sua cobrança. Dentro da austeridade, fato é que Saturno cristaliza um apuradíssimo senso de justiça da natureza. Cronos personifica a passagem do tempo, a sabedoria adquirida através da experiência. Quem enfrenta os desafios, recebe as boas recompensas!
Ao abraçar as lições de Saturno, podemos aprender a lidar com os altos e baixos da vida, reconhecendo que o tempo é tanto um limitador quanto um mestre, e que o amadurecimento interior é uma jornada contínua rumo à sabedoria e à autorrealização.
Veja também:
Com amor, com Deus,
Astróloga do Jardim
P.S.: Estou te esperando no Jardim Astrológico SECRETO…
Amante da Astrologia desde 2001. Astróloga profissional desde 2018. Tenho a missão de tornar esse conhecimento milenar acessível para todos com seriedade, integridade e amor.