Plutão Retrógrado nas Casas Astrológicas

O significado de Plutão retrógrado nas casas

Plutão retrógrado nas casas astrológicas é sempre uma lição de humildade a ser aprendida durante a vida. Plutão, o planeta das mais profundas transformações, da regeneração e do poder, quando retrógrado, tende a intensificar ainda mais esses temas, promovendo uma introspecção intensa e uma revisão das áreas da vida representadas pela casa astrológica em que se encontra. 

Durante o período de retrogradação, Plutão convida-nos a mergulhar nas profundezas de nosso inconsciente, enfrentando medos, traumas e padrões ocultos que precisam ser transformados. Para entender a fundo o significado de Plutão na Astrologia, clique no link abaixo:

  • O significado de Plutão na Astrologia

Sabemos que cada casa astrológica representa um setor diferente da vida, como identidade, finanças, comunicação, família, romance, trabalho, parcerias, espiritualidade, entre outros. 

Plutão é um planeta geracional, fica durante muitos anos em cada signo. Por esse motivo não é a posição deste planeta por signo que individualiza a pessoa. No entanto, a casa astrológica que Plutão se encontra no mapa astral representa uma área da vida cujos temas precisam ser revisados e reavaliados com um olhar desprendido, apesar das naturais dores envolvidas. 

Sim, eu disse dores. Plutão, principalmente na condição retrógrada, revela questões ocultas ou reprimidas. Olhar com carinho para Plutão retrógrado no mapa proporciona uma oportunidade poderosa de cura e renascimento. 

Explorar o impacto de Plutão retrógrado nas diferentes casas astrológicas é essencial para compreender como esse astro espelha tão profunda face da nossa jornada pessoal. Ao compreender a dinâmica desse planeta poderoso em retrogradação, podemos nos preparar melhor para os desafios e oportunidades de transformação que ele traz. 

Este artigo visa proporcionar uma primeira impressão sobre como Plutão retrógrado atua em cada casa astrológica, para que você comece a perceber a presença dele nos ciclos de vida. 

Plutão Retrógrado nas Casas Astrológicas

Nível: básico

Para entender o funcionamento de Plutão no mapa astral, observe também, além da condição retrógrada, os aspectos que Plutão faz com outros planetas (link abaixo). E veja também a casa astrológica que ele rege (a casa que abre no signo de Escorpião).

Plutão Retrógrado na Casa 1 

Plutão retrógrado na 1ª casa representa um nativo de introspecção profunda, afetando o senso de identidade pessoal e na maneira como se apresenta ao mundo. Perdas e crises dolorosas fazem parte do caminho de vida desse nativo. Se o nativo não passar por um processo de auto análise, traumas e medos antigos podem emergir durante a vida, provocando um ponto de vista bastante sombrio sobre tudo o que faz. Compreender e encarar os desafios espelhados por Plutão retrógrado é a grande chave para se livrar de padrões autodestrutivos e de renascer com uma nova compreensão de si mesmo.

Plutão Retrógrado na Casa 2 

Com Plutão retrógrado na 2ª casa, o olhar sobre as questões financeiras e os valores pessoais precisam ser aprimorados. Esse é um posicionamento que revela atitudes ocultas em relação ao dinheiro e a postura adotada sobre a segurança material. Há uma forte vontade visceral de exercer domínio e poder a partir do que se tem, o que pode ser bastante perigoso para si mesmo e para os outros, em caso de ganância desmedida. Essa retrogradação é um convite para reavaliar o que é realmente importante e o que é preciso transformar na relação com os recursos e valores pessoais. 

Plutão Retrógrado na Casa 3 

Plutão retrógrado na casa 3 mexe nas questões que envolvem a comunicação, a aprendizagem e as relações com as pessoas próximas, como os irmãos. É comum o nativo precisar se transformar pela comunicação, encarando informações ocultadas na infância ou ressignificando dificuldades bastante dolorosas ocorridas na primeira fase da vida. Descobrir verdades veladas e agregá-las na história de vida são movimentos cruciais para o crescimento pessoal e desenvolvimento da própria expressão dos pensamentos.

Plutão Retrógrado na Casa 4 

Quando Plutão está retrógrado na 4ª casa do mapa natal, há um grande foco em questões familiares, envolvendo dores nas raízes emocionais. Pode ser que o nativo tenha passado pela perda precoce de um dos pais (ou os dois), ou pelo afastamento, mesmo que vivo. No entanto, a ausência da figura materna ou paterna não apaga padrões emocionais herdados que emergem quando menos se espera. Por isso, nasce uma necessidade de revisão e cura profundas para que se encontre um novo senso de segurança e pertencimento.

Plutão Retrógrado na Casa 5 

Na 5ª casa, Plutão retrógrado traz à tona questões relacionadas à criatividade, romance,  autoexpressão e prazeres. Este é um momento para reavaliar como o nativo expressa seu eu autêntico e sua paixão. É preciso aprender a relaxar, a brincar, curtir os bons momentos da vida, sem que isso represente um sentimento de culpa. Quando o nativo entende a raiz do problema, relações amorosas e projetos criativos passam por uma transformação significativa, permitindo uma expressão mais verdadeira e profunda de sua individualidade.

Plutão Retrógrado na Casa 6 

Plutão retrógrado na 6ª casa desperta a atenção para a saúde, para o trabalho e para a rotina diária. Geralmente, o nativo sente uma obsessão por controle do dia a dia e, sem perceber, acaba prejudicando a própria saúde e bem-estar. A doença vem como um aviso de que não é possível estar no controle de tudo, é preciso aprender a se entregar. Assim, esse posicionamento aponta para padrões ocultos que afetam os hábitos e a eficiência no trabalho, oferecendo a chance de transformar esses aspectos para melhorar sua vida cotidiana.

Plutão Retrógrado na Casa 7 

Plutão retrógrado na casa 7 tem relação profunda e direta nas parcerias e relacionamentos íntimos. Este é um posicionamento bastante forte, pois envolve situações de humilhação, orgulho e tensão com outras pessoas que, no fundo, são um espelho de nós. Para a evolução pessoal, essa retrogradação pede a reavaliação e a transformação da dinâmica nas relações amorosas e profissionais. Com esse posicionamento, são normais as disputas de poder e a necessidade de controle do outro. Quando nativo aprende a aprender com o outro, a relações se tornam muito mais equilibradas e prazerosas.

Plutão Retrógrado na Casa 8 

Na 8ª casa, Plutão retrógrado toca temas de morte, crises psicológicas, renascimento, sexo e finanças compartilhadas. Por estar em domicílio acidental, Plutão retrógrado vem forte na provocação de medos que, se enfrentados, proporcionam uma oportunidade poderosa para cura e renovação. Traumas ocultos podem emergir e se camuflar por trás de obsessões sexuais ou por atitudes de poder e controle em relação aos recursos de outras pessoas. 

Plutão Retrógrado na Casa 9 

Plutão retrógrado na 9ª casa envolve crenças, filosofia de vida, altos estudos e viagens. Esse é um posicionamento que pede uma profunda reavaliação das crenças pessoais fundamentais. Na verdade, esse Plutão retrógrado desperta a necessidade de questionar e a maneira como se compreende do mundo, exigindo completo desapego das formas antigas para a construção de um novo caminho mais livre, leve e feliz. Com isso, pode haver uma transformação significativa na visão de vida, o que permite desenvolver uma abordagem mais profunda, autêntica e madura do que se entende ser correto seguir.

Plutão Retrógrado na Casa 10

Na casa 10, Plutão retrógrado impacta a carreira e a imagem pública. Esse posicionamento traz à tona questões de poder na construção dos grandes objetivos de vida e isso esbarra na ambição no âmbito profissional. Figuras de autoridade representam desafios no caminho e a primeira figura de referência nisso muitas vezes é o próprio pai. Então, esse Plutão retrógrado é um significador da necessidade de reavaliação das metas e da maneira como se busca o sucesso. A transformação aqui pode levar a uma construção de vida muito mais alinhada com os valores pessoais e com uma imagem pública mais forte e poderosa.

Plutão Retrógrado na Casa 11 

Com Plutão retrógrado na 11ª casa do mapa astral, o foco de poder está nas amizades, grupos e nas aspirações para o futuro. Esse posicionamento revela dinâmicas de poder em seus círculos sociais, manipulação dos grupos e influência em atividades coletivas pelos bastidores. Por envolver situações e pessoas que estão além do círculo de contatos próximos, esse Plutão alerta para cuidados a serem tomados para que não se perca o controle das próprias ações. Aliás, esse é o grande medo de Plutão retrógrado na casa 11: ter seus segredos revelados em público. 

Plutão Retrógrado na Casa 12 

Quando Plutão está retrógrado na 12ª casa, a introspecção é profunda, afetando o inconsciente e as questões espirituais. Plutão aqui é um espelho de medos trazidos da vida intrauterina ou até mesmo de vidas passadas que ficam enraizadas como padrões inconscientes que influenciam a vida de uma forma bastante desafiadora. Olhar para essas dores e transmutar as angústias levam a uma profunda cura espiritual e a uma conexão mais intensa com seu eu interior, trazendo um novo sentido para a vida sob uma nova perspectiva.

Veja também:

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim – Estou te esperando no Instagram! @astrologadojardim