Mercúrio retrógrado nos signos do zodíaco sempre desperta curiosidade e, por vezes, apreensão entre os adeptos da Astrologia. Quando Mercúrio, o planeta regente da comunicação, da mente e da infância, parece mover-se para trás no céu a partir da perspectiva da Terra, ele espelha uma mudança na forma como lidamos com a troca de informações, a elaboração do raciocínio e a expressão pessoal.
Sem dúvida, Mercúrio retrógrado no mapa natal é um sinal de alerta. E o signo onde esse planeta se encontra mostra de que maneira podemos lidar da melhor forma possível com as simbologias do planeta e dos assuntos da casa onde estiver.
Cada signo zodiacal possui características particulares que moldam a forma como Mercúrio retrógrado é percebido e experimentado pelo nativo. A posição retrógrada de Mercúrio em um signo específico afeta a maneira como o raciocínio é elaborado e a comunicação interpessoal do nativo.
Link útil: Mercúrio na Astrologia
No tom do signo envolvido, Mercúrio retrógrado reflete importantes desafios na expressão verbal e escrita ou em formas mais sutis de revisão e introspecção. Entender Mercúrio retrógrado nos signos é adentrar em um panorama diversificado de como diferentes personalidades reagem ao mundo ao redor, seguindo a dinâmica cósmica.
Para entender melhor a área da vida onde Mercúrio retrógrado interfere, observe também as características da casa astrológica em que ele está no mapa natal.
Veja também as casas astrológicas regidas por Mercúrio: são as casas que abrem nos signos de Gêmeos e Virgem. E claro, os aspectos de Mercúrio com outros pontos do mapa.
Quando o nativo nasce com Mercúrio está retrógrado em Áries, é necessário desenvolver a habilidade da reflexão antes de agir, especialmente em situações de confronto ou competição. Isso porque Áries é o signo da energia impulsiva e direta. Portanto, com Mercúrio aqui, a comunicação pode se tornar mais assertiva, porém também mais propensa a mal-entendidos. Pessoas com essa posição sentem uma frustração maior quando as coisas não acontecem tão rapidamente quanto desejam.
Em Touro, um signo voltado para a estabilidade e os prazeres sensoriais, Mercúrio retrógrado pode causar um aumento na necessidade de segurança e estabilidade. A comunicação nem sempre é tão prática e isso faz com que a mensagem perca um tanto da eficácia. O nativo desse posicionamento precisa compreender ao longo da vida que os planos de longo prazo precisam ser constantemente revisados para, com paciência, garantir que os fundamentos estejam sólidos antes de avançar.
Gêmeos é um dos signos regidos por Mercúrio, o que torna a retrogradação especialmente interessante. Naturalmente, o nativo se vê obrigado a aumentar a introspecção ou, no mínimo, rever frequentemente suas ideias e conceitos. Numa primeira fase da vida, a comunicação pode ser mais lenta, ou então confusa em decorrência de pensamentos desorganizados. É preciso aprender que o foco é crucial para o desenvolvimento das ideias e para uma boa comunicação com os outros.
Sabemos que Câncer é um signo que valoriza profundamente as emoções e o senso de cuidado de quem se ama. Mercúrio retrógrado nesse signo intensifica a necessidade de se comunicar de forma sensível e empática. Há uma tendência a revisitar questões emocionais do passado e a resolver mal-entendidos com membros da família ou pessoas próximas com vínculo afetivo positivo ou negativo. É um posicionamento que exige a nutrição dos relacionamentos. É preciso também expressar sentimentos de maneira mais cuidadosa para não ferir o outro de forma gratuita.
Mercúrio retrógrado em Leão desafia a necessidade natural deste signo de brilhar e ser reconhecido. Pelo menos numa primeira fase da vida, a tendência é que a comunicação fique muito auto referente, concentrando-se mais na expressão pessoal e na busca por autenticidade sem muito controle. Esse é um Mercúrio que exige reflexão sobre o ego e a maneira de se colocar perante as outras pessoas.
Em Virgem, o signo da meticulosidade e atenção aos detalhes, Mercúrio retrógrado está em domicílio. A condição retrógrada pode amplificar a necessidade de perfeição e organização de forma exagerada ou pode se manifestar da forma totalmente oposta, pela desorganização total. De qualquer modo, esse posicionamento propõe o desafio de dosar a medida da atenção aos processos cotidianos para que se consiga resolver problemas práticos e melhorar a eficiência em todas as áreas da vida.
Em Libra, o signo da harmonia e das parcerias, Mercúrio retrógrado encontra desafios especialmente na comunicação interpessoal e na tomada de decisões. O grande aprendizado desse posicionamento é a necessidade de equilibrar diferentes pontos de vista antes de tomar medidas importantes. Ao longo da vida, o nativo desperta para o desenvolvimento das habilidades diplomáticas para resolver conflitos de forma justa e harmônica.
Mercúrio retrógrado em Escorpião intensifica a necessidade de investigações emocionais e psicológicas. Sabemos que esse é um signo profundamente intuitivo e que leva as emoções ao limite. Então. pode-se notar uma tendência a revisitar questões de poder e controle nas relações interpessoais. É um nativo que precisa desenvolver a habilidade de resolver mal-entendidos através de uma comunicação mais aberta e direta.
Sagitário, um signo expansivo e filosófico, molda em Mercúrio retrógrado a necessidade de revisar crenças pessoais e pontos de vista sobre o mundo. Cedo ou tarde, o nativo acaba se confrontando com questões de ética e justiça, vendo-se obrigado a, de alguma maneira expandir o conhecimento através da educação ou de viagens. Observando de forma mais abrangente, essa é uma mente que precisa reconsiderar visões de mundo, principalmente as construídas durante a infância, e buscar uma compreensão mais profunda da verdade.
Em Capricórnio, um signo de terra orientado para o sucesso e a realização prática, Mercúrio retrógrado pode destacar a necessidade de revisar metas de carreira e estratégias de longo prazo para os grandes objetivos de vida. Esse posicionamento exige bastante cautela na comunicação profissional e uma revisão de responsabilidades pessoais. É preciso desenvolver uma visão pragmática para consolidar conquistas.
Mercúrio retrógrado em Aquário é uma oportunidade para experimentar ideias diferentes e abordar problemas de grupo de maneira original. Isso porque Aquário é um signo que valoriza a inovação e a liberdade. Ao longo da vida, há uma tendência a precisar reavaliar amizades e participação em grupos. De maneira geral, o nativo precisa se permitir explorar novas perspectivas e encontrar soluções criativas para desafios pessoais e coletivos.
Em Peixes, um signo de água bastante intuitivo e compassivo, Mercúrio retrógrado intensificar a sensibilidade emocional e espiritual. O cuidado é para não se perder nas ideias, desconectando do plano prático que a vida exige. O desafio é o de fazer uma constante revisão das questões espirituais para buscar uma maior compreensão das dimensões sutis da vida, sem desligar a mente das tarefas e comunicações palpáveis do dia a dia.
Veja também:
Com amor, com Deus,
Astróloga do Jardim – Estou te esperando no Instagram! @astrologadojardim
P.S.: Já conhece o nosso Jardim Astrológico SECRETO? Clique na imagem abaixo e venha comigo para a Astrologia de alto nível!
Amante da Astrologia desde 2001. Astróloga profissional desde 2018. Tenho a missão de tornar esse conhecimento milenar acessível para todos com seriedade, integridade e amor.