Mercúrio na Astrologia: O Planeta Mensageiro

Mercúrio na Astrologia

Mercúrio na Astrologia carrega um significado profundo sobre a formação da psique humana. Na vastidão do céu, onde os corpos celestes dançam em harmonia cósmica, Mercúrio, o menor e mais rápido dos planetas do sistema solar, ocupa um lugar de destaque na Astrologia quando o assunto é a formação das ideias e a atenção aos detalhes.

Eu adoro estudar sobre Mercúrio e observar o funcionamento deste planeta nos mapas que eu analiso! É um planeta pessoal e, portanto, bastante visível na formação da personalidade de cada um de nós.

Origens Mitológicas: O Mensageiro dos Deuses

Para visualizar o papel de Mercúrio na Astrologia, vale a pena ter noção das mitologias antigas que são bastante ilustrativas. Na mitologia romana, Mercúrio era conhecido como o mensageiro dos deuses, governando sobre o comércio, comunicação, viagens e eloquência. 

Ele era retratado como um deus ágil, inteligente e astuto, capaz de viajar entre os mundos dos deuses e dos mortais com facilidade. Por isso, ele é bastante retratado com asas nos pés e um capacete alado, símbolos de sua velocidade e habilidade em viajar entre os dois mundos.

O significado dos planetas e luminares na Astrologia

Mercúrio (ou Hermes, na mitologia grega),  era filho de Júpiter (ou Zeus, na mitologia grega) e Maia, uma das Plêiades. Desde cedo, ele exibiu sua natureza veloz e travessa, sendo conhecido por sua agilidade e astúcia.

Essas características mitológicas estabelecem possuem associação direta com as bases para a interpretação astrológica de Mercúrio. De fato, nas diversas formas de análise do céu, Mercúrio carrega consigo a energia da comunicação e da troca de informações.

O Significado de Mercúrio na Astrologia

São diversas as dimensões de significados de Mercúrio na Astrologia.

Como vimos a partir das referências mitológicas, Mercúrio é conhecido como o planeta da mente e da comunicação. Ele rege nossa capacidade de raciocínio, análise, expressão verbal e escrita, bem como nossos padrões de pensamento e aprendizado. 

Então, a posição desse planeta no mapa astrológico de uma pessoa indica como ela processa informações, se comunica com os outros e interpreta o mundo ao seu redor. É por esse motivo que Mercúrio tem estreita relação com a infância. Afinal, é nessa fase da vida que o cérebro está mais flexível a toda sorte de aprendizados e também é quando começamos a aprender a lidar com as relações humanas a partir do contato com irmãos, primos e pessoas próximas em geral.

Nessa linha, Mercúrio também governa os meios de comunicação, incluindo tecnologia, mídia e transporte. Ele influencia nossa capacidade de nos adaptarmos a novas situações, além da forma como lidamos com mudanças e resolvermos problemas.

Num mundo caótico, é Mercúrio que lembra a nossa possibilidade de organizar. Mais do que a possibilidade, a nossa maneira de fazer isso. Sim, pois cada um entende de uma forma o que é a organização. E está tudo bem. 

Cada um planeja a própria vida e as próprias coisas de um jeito diferente. Cada um tem uma forma de se comunicar. 

É isso: cada um tem o seu Mercúrio.

Essa talvez seja a maior das riquezas da humanidade: a diversidade de pensamento e as infinitas formas de comunicação que vão muito, mas muito além da palavra falada ou escrita. 

Até mesmo a relação com o comércio tão explorada nas histórias mitológicas tem a ver com as características desse pequeno e ligeiro planeta. Afinal, as trocas comerciais são fortes manifestações das habilidades de comunicação, persuasão, estratégia mental e percepção do mental do outro, adaptabilidade e deslocamentos.

Tudo isso é Mercúrio!

A Regência de Gêmeos e Virgem

Na Astrologia, Mercúrio governa os signos de Gêmeos e de Virgem. No entanto, em cada um desses signos o planeta direciona a atenção para pontos diferentes, mesmo que relacionados.

Em Gêmeos, Mercúrio se manifesta pela sua associação ao intelecto, à agilidade mental e à curiosidade. Sabemos que Gêmeos é um signo conhecido por sua natureza comunicativa, versátil e inquisitiva, se alinhando com a simbologia da rapidez habilidosa de Mercúrio.

Gosto de dizer que Gêmeos é o signo do aprendizado por excelência. Considerando todo o zodíaco, aqui está a energia mais pura da absorção de novas informações que chegam até nós pelas trocas, seja com pessoas, livros e as mais diversas situações da vida que exigem flexibilidade.

Já a associação de Mercúrio com o signo de Virgem se consolida pelo aspecto analítico das informações e pela organização. Afinal, a organização tem relação direta com a precisão e a eficiência naquilo que se faz. 

O apreço pela lógica e pelo discernimento são fundamentais para evitar a perda de tempo. E o olhar crítico, atento aos detalhes, é a peça chave que abre o caminho da busca pela perfeição. É a energia do aprimoramento constante para o melhor resultado possível.

Mercúrio Retrógrado

Um fenômeno astrológico amplamente conhecido e temido é o período de Mercúrio retrógrado. Durante esses períodos, que ocorrem aproximadamente três vezes por ano, Mercúrio parece se mover para trás no céu do ponto de vista da Terra. Astrologicamente, isso é interpretado como um momento de desafios na comunicação, na organização e nos equipamentos.

No entanto, Mercúrio retrógrado não deve ser temido, mas sim compreendido como uma oportunidade de reflexão e revisão. É um período para reavaliar nossos pensamentos, comunicações e planos, corrigir erros do passado e refinar nossa expressão pessoal.

A Sabedoria de Mercúrio: Utilizando sua Energia de Forma Construtiva

Para aproveitar ao máximo a influência de Mercúrio em nossas vidas, é fundamental cultivar a clareza mental, a habilidade de comunicação eficaz e a adaptabilidade. Isso pode ser alcançado por meio de práticas como a meditação para acalmar a mente, o estudo para expandir o conhecimento e o diálogo aberto e honesto para melhorar as relações interpessoais.

Além disso, estar ciente dos períodos de Mercúrio retrógrado e usar esses momentos como oportunidades para reflexão e realinhamento pode ajudar a minimizar conflitos e maximizar o crescimento pessoal.

Como vimos, Mercúrio, o mensageiro dos deuses, desempenha um papel vital na Astrologia. É o primeiro planeta do sistema solar e, num paralelo simbólico, podemos entendê-lo como um primeiro passo para viver a experiência de todos os outros planetas.

Afinal, depois das instintivas vivências solares e lunares, é a partir das primeiras formações mentais que podemos interagir com o mundo ao nosso redor. Ao compreender e honrar a energia de Mercúrio, podemos cultivar uma comunicação mais clara, pensamento mais perspicaz e conexões mais eficientes com os outros e com o universo como um todo.

Mercúrio no Mapa Natal

A posição de Mercúrio no mapa astral é o espelho de como uma pessoa manifesta seu pensamento e estilo de comunicação e em qual área da vida a expressão mental é mais proeminente. 

Não esqueça que Mercúrio também revela experiências da infância. Então, olhe para  Mercúrio com carinho e respeito.

Para entender a mensagem de Mercúrio em um mapa astral, comece observando o signo e a casa astrológica em que se encontra. Na sequência, veja quais são os aspectos que Mercúrio recebe ou envia para outros pontos do mapa, modulando sempre pela força das orbes. Os aspectos de Mercúrio são sempre muito vivos!

Se Mercúrio fizer parte de alguma formação planetária, dê uma atenção especial. Se for um ponto focal, ele merece mais atenção ainda.

Lembre-se de olhar se Mercúrio está na condição direta ou retrógrada e quais são as casas que ele rege (as que abrem nos signos de Gêmeos e Virgem), ok?

Links úteis:

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim – Estou te esperando no Instagram!

Para consulta de mapa astral comigo, clique aqui.