Marte na casa 1 de um mapa astral é muito visível na personalidade do nativo. E não teria como ser diferente, afinal, quando esse planeta está em domicílio acidental na primeira casa. Logo, temos um Marte atuando num lugar onde se sente livre.
Marte na casa 1 é um posicionamento de ação, coragem e iniciativa muito visível na personalidade do nativo. Isso porque a casa 1 é a mais impactante das casas angulares. Pela Astrologia contemporânea, Marte na 1 está em domicílio acidental e, portanto, localizado em uma região do céu em que está à vontade para agir.
Marte é o planeta que rege o impulso de agir, a força vital que nos move em direção aos nossos objetivos. Ele é o símbolo do guerreiro interno, representando coragem, iniciativa, paixão e, em alguns casos, agressividade ou competitividade.
Vale lembrar que Marte está associado a Áries e Escorpião, e sua energia pode ser tanto construtiva quanto destrutiva, dependendo do estado cósmico e de como é canalizada pelo nativo.
A casa 1 começa no Ascendente, o horizonte oriental no momento do nascimento, que simboliza o contato inicial com a vida. É a primeira impressão para si mesmo e para os outros.
A partir do ascendente, conseguimos descrever a aparência física, o estilo pessoal e a forma como reagimos instintivamente às situações. É a porta de entrada para a personalidade, funcionando como uma interface entre o eu interior e o mundo externo.
A explicação deste artigo também se aplica tanto à interpretação de Marte na casa 1 quanto ao aspecto de Marte em conjunção com o ascendente. Explico:
Quanto mais próximo o planeta estiver da cúspide da casa (o início), mais forte é o efeito. Assim, Marte em conjunção com o ascendente é, de fato, muito marcante.
No entanto, mesmo que o planeta guerreiro esteja em outro ponto, ainda dentro da casa 1, a ressonância da energia também está presente. A força de Marte funciona na casa 1, mesmo que esteja no signo seguinte ao do ascendente.
Confira com atenção e veja se Marte está mesmo na casa 1 ou se já está na orbe da 2 (no último sexto da casa 1).
Observe também se Marte está fisicamente na casa 12, porém já atuando na casa 1 (no último décimo da casa 12).
E para saber se um planeta está realmente em conjunção com o ascendente, é mais seguro seguir a regra dos raios de luz da Astrologia clássica, o que varia para cada planeta. No caso de Marte, considere uma distância máxima de 4° do início da casa, ok?
Observe qual é o signo ascendente, o signo de Marte e se o planeta está em movimento direto ou retrógrado. E as recepções de Marte com o regente do ascendente são muito valiosas na análise dessa conjunção.
Por exigir um grau de reflexão mais elevado, este conteúdo está disponível no Jardim Astrológico Secreto. Clique no botão abaixo e venha comigo para a Astrologia de alto nível!
Com amor, com Deus,
Astróloga do Jardim
P.S.: Astrologia é a salada da vida
Amante da Astrologia desde 2001. Astróloga profissional desde 2018. Tenho a missão de tornar esse conhecimento milenar acessível para todos com seriedade, integridade e amor.