Astrologia e Sexualidade no Mapa Astral

Astrologia-e-Sexualidade

Astrologia e sexualidade é um assunto que desperta a imaginação de todos. Não adianta esconder: eu sei que a sua curiosidade é altíssima para entender como o mapa astral revela informações sobre a maneira de lidar com o próprio corpo e com os relacionamentos íntimos.

Fique tranquilo, pois não há nenhum problema nisso. Aliás, se você tem essa vontade de entender a natureza astrológica relacionada aos desejos, isso significa que tem pulsão de vida. Sim, pois sexualidade é isso: vontade de viver, de sentir o alto potencial de prazer do corpo, de se entregar para o outro.

É interessante notar a profunda relação entre a vivência da sexualidade e a fluência nas outras áreas da vida. Há uma curiosa correspondência entre permitir-se sentir prazer na cama e o atingimento do sucesso na família, na profissão e nos relacionamentos sociais.

Isso porque quando o prazer é vivido de forma plena e saudável, a energia Kundhalini desperta no chakra básico e se espalha pelos outros chakras, ativando a potência de vida em todas as esferas.

Então, considerando que cada pessoa é única no mundo, nada melhor do que entender a própria natureza astrológica de forma pura para viver todo o potencial sexual da forma mais natural e espontânea possível.

As influências externas na sexualidade

Neste artigo vamos ver o caminho por onde olhar a maneira como cada um lida ou deseja viver a própria sexualidade. Jamais podemos desprezar as influências externas, o peso educação recebida e o contexto cultural de cada pessoa. Porém, fato é que, em paralelo (ou misturado) a tudo isso, o mapa natal revela a natureza bem particular, individualizada sobre as fluências e os desafios no campo da intimidade sexual.

Ressalto que, caso a pessoa esteja em um relacionamento amoroso, é de grande valia observar a interação entre as duas pessoas pelo estudo da sinastria amorosa – uma ferramenta poderosa para desenvolver sabedoria na relação com o outro.

Link útil:

  • Sinastria Amorosa

Como Analisar Astrologia e Sexualidade na Carta Natal

Nível: intermediário

No estudo da relação entre Astrologia e sexualidade no mapa astral de alguém, não há espaço para piadas ou brincadeiras infantis. É preciso um respeito absoluto à intimidade e à individualidade. Afinal, esse é um assunto que para muitos é um campo de timidez, confusão, de censura imposta por outros ou mesmo de restrições pessoais por insegurança e falta de autoconhecimento.

Eu te convido a olhar para a sexualidade individual (sua ou de um cliente, se você for um profissional da Astrologia, como eu) de forma aberta, sem tabus, sem julgamentos e com muito respeito.

Não há apenas um elemento no mapa astral que seja capaz de resumir a sexualidade de alguém. Para chegar a uma conclusão individual, é preciso olhar em conjunto vários fatores que interferem na intimidade. Vou apresentar um resumo dos principais: Sol, Lua, Marte, Vênus, Lilith e algumas casas astrológicas. Cada um desses pontos desempenha um papel distinto na expressão da sexualidade e contribui para a riqueza da experiência humana.

Link útil:

Para saber mais detalhes e se aprofundar no assunto, navegue à vontade pelos links ao longo da explicação.

Sol: o Centro da Identidade Sexual

Sabemos que o Sol representa a essência da personalidade e, por consequência, é também um indicador-chave da identidade sexual. O Sol é a grande fonte de luz, a fonte da vida. 

Como vimos no início desse artigo, a vivência da energia sexual está intimamente relacionada ao prazer de viver.  É a partir do signo solar que todo o resto do mapa se manifesta. Para exemplificar, Marte em Áries se manifesta diferente em uma pessoa com Sol Virgem ou em Leão.

Viver com alegria é encontrar o próprio Sol – essa é a grande busca astrológica terrena. Então, para entender a identidade da sexualidade, comece observando a dinâmica do Sol no mapa astral. 

Links úteis:

Lua: as Necessidades Emocionais

A Lua no mapa astral desempenha um papel fundamental na compreensão das necessidades emocionais e afetivas de uma pessoa na intimidade. 

Instintos básicos e reações imediatas são grandes assuntos lunares que refletem nas nossas oscilações no dia a dia e espelham a percepção da figura materna. Assim, a posição e os aspectos da Lua descrevem como alguém se sente emocionalmente satisfeito também no contexto sexual. 

Links úteis:

Marte: Desejo e Ação

Marte é o planeta da energia, da ação e do desejo por excelência. No contexto da sexualidade, Marte representa como uma pessoa canaliza sua energia sexual na prática. 

Junto com Vênus, a posição de Marte no mapa astral é um forte indício sobre o estilo de sedução e o tipo de energia sexual que uma pessoa emite. Marte em Sagitário, por exemplo, pode indicar uma abordagem aventureira para o sexo, enquanto Marte em Escorpião sugere uma inclinação ao desejo de controle do parceiro na cama.

É interessante notar que, quando o assunto é sexualidade, Marte se manifesta de forma diferente nos homens e nas mulheres. Nos homens, a visualização da energia de Marte é mais direta, revelando a sua forma pessoal de ataque na conquista e atitude na hora do sexo. 

Já nas mulheres, vemos a postura de Marte nas ações do dia a dia. No entanto, no campo dos relacionamentos íntimos, é comum que as mulheres desejem no homens a projeção do seu próprio Marte.

Isso também vale para as relações homoafetivas! Aquele que desempenha o papel yin na relação projeta o seu Marte no parceiro yang.

Links úteis:

Vênus: Amor, Beleza e Toque

Se a sexualidade envolve um alto grau de interação com o outro, não há como fugir da profunda análise de Vênus – o planeta do amor, da beleza, dos relacionamentos e dos prazeres sensoriais.  

O estado cósmico e os aspectos de Vênus no mapa astral revelam, em primeiro lugar, como a pessoa constrói o seu charme pessoal e se entende atraente. A partir daí, é também por Vênus que o nativo se relaciona afetivamente. Vênus em Leão, por exemplo, pode indicar um desejo de reconhecimento e teatralidade na intimidade, enquanto Vênus em Virgem sugere uma intimidade mais cuidadosa e servil.

O comentário que fiz para Marte também vale para Vênus: no campo de Astrologia e sexo, a manifestação acontece de forma diferente entre os homens e as mulheres. 

As mulheres, naturalmente venusianas, são a perfeita encarnação da energia do planeta Vênus apresentado no mapa. Já os homens que vivem a masculinidade de forma plena, projetam em suas parceiras a versão própria de Vênus na hora do amor.

Links úteis:

Lilith: o Lado Obscuro da Sexualidade

Lilith é um ponto imaginário no céu que representa o lado mais obscuro e instintivo da sexualidade. Ela revela desejos sexuais reprimidos, tabus e fantasias não realizadas. A posição de Lilith pode indicar áreas de conflito ou segredos sexuais que uma pessoa enfrenta ao longo da vida. Trabalhar com a energia de Lilith pode ser desafiador, mas também pode levar a uma maior compreensão e aceitação de nossa sexualidade mais profunda e libertadora.

Links úteis:

Astrologia e Sexualidade pelas Casas Astrológicas

O signos representam energias, a maneira como as coisas acontecem. Os planetas dinamizam os acontecimentos de cada assunto. Já as casas astrológicas do mapa astral representam os campos de experiência nas diversas áreas da vida. 

Assim, não surpreende que o campo da sexualidade também esteja estampado no céu, o que fica mais evidente pelas casas 2, 5, 7 e 8. Vamos, então, abordar sucintamente cada uma dessas casas astrológicas mundanas.

Link útil

Casa 2: a Consciência do Corpo

Apesar de a casa 2 não falar diretamente de sexo, considero essa área do mapa bastante importante para a vivência feliz da sexualidade, pois retrata a consciência do corpo e a experimentação física dos prazeres sensoriais. 

A segunda casa está relacionada aos valores pessoais e  à autoestima decorrente disso. Quando aplicada à sexualidade, essa casa revela muito sobre como uma pessoa se sente em relação ao próprio corpo que é o recurso material para viver a experiência sexual. Nativos com uma segunda casa forte tendem a valorizar a intimidade e a conexão corporal. 

Por outro lado, se a segunda casa estiver enfraquecida em um mapa astral, a pessoa pode ter desafios em relação à autoestima, externalizando repreensões, cobranças ou incômodos em relação ao próprio corpo, o que pode afetar negativamente sua vida sexual. 

Link útil:

Casa 5: Criatividade e Diversão na Sexualidade

A quinta casa é associada à criatividade, prazer, paixão e brincadeira. Então, quando se trata de sexualidade, essa casa revela como a pessoa vive o sexo no sentido de diversão.  Pessoas com uma quinta casa forte tendem a ser apaixonadas e criativas em seus encontros íntimos. Eles veem o sexo como uma forma de expressão livre e divertida, sabem brincar e se entregam aos prazeres do momento.

Já a presença de planetas ou aspectos desafiadores na quinta casa indica desafios na expressão da sexualidade, como dificuldade em se soltar ou em se conectar com a própria paixão. Se for esse o caso, o nativo pode precisar trabalhar para superar bloqueios emocionais que afetam sua vida sexual.

Link útil:

  • Saiba mais sobre a casa 5

Casa 7: Parceria e Companheirismo 

Quando se fala em Astrologia e sexo, é de suma importância analisar a dinâmica da casa 7, pois ela reflete o campo da relação com o outro e as parcerias em geral, incluindo o casamento e os relacionamentos íntimos. 

Pela casa 7 do mapa astral, encontramos caminhos preciosos de como cada pessoa valoriza o companheirismo, os aprendizados que se pode alcançar por meio do outro e o que se tem para oferecer em prol de um relacionamento saudável. 

No entanto, a sétima casa também revela desafios na área dos relacionamentos. Aspectos difíceis com planetas nessa casa ou com o regente podem indicar dificuldades no convívio com os parceiros amorosos, problemas de compromisso ou de disputas de poder em relacionamentos íntimos.

Link útil:

  • Saiba mais sobre a casa 7

Casa 8: Transformação e Intensidade Sexual

A oitava casa é associada à transformação, à morte e ao renascimento. Quando se trata de sexualidade, essa casa revela como uma pessoa lida com a intensidade e a profundidade emocional nos relacionamentos íntimos. Essa é a casa da Astrologia e sexo por excelência!

A partir da consciência física desenvolvida na casa 2, é na casa oposta, a oitava, que se aprende a “perder o controle” do próprio corpo para sentir prazer. A morte aqui vem no sentido de entrega total para o outro, o que acaba se tornando uma experiência energizante. Afinal, o clímax do prazer só é atingido quando corpo e mente estão verdadeiramente relaxados.

Assim, pessoas com uma oitava casa forte, com regente bem colocado e planetas dignificados tendem a ser profundamente intensas em sua vida sexual. Elas buscam experiências que as levem a uma transformação profunda através da intimidade fundida com o parceiro.

Por outro lado, uma oitava casa com tensões pode indicar medo da intimidade, ciúmes ou problemas de controle em relacionamentos íntimos. Esses nativos podem precisar trabalhar para superar esses desafios a fim de experimentar uma sexualidade mais saudável e plena.

Link útil:

  • Saiba mais sobre a casa 8

Nesse artigo você viu como alguns pontos do mapa astral fornecem insights valiosos sobre a sexualidade e os relacionamentos íntimos. No entanto, nada substitui a análise holística da carta natal como um todo para entender a unicidade e particularidade de cada um.

Usar a Astrologia como uma ferramenta de autoconhecimento certamente ajuda na compreensão das próprias necessidades e desafios em relação à sexualidade. Diante de um assunto tão cheio de tabus e dilemas anteriores, recomendo bastante a leitura profissional direcionada a isso.

É preciso olhar com carinho para as necessidades individuais, compreender a alma com profundidade para que seja possível buscar relacionamentos e experiências sexuais mais satisfatórios e significativos em nossa vida.

De toda forma, digo e repito que no tema Astrologia e sexo, não há como definir rigidamente o comportamento de alguém, pois a análise também depende de padrões culturais que cada um vivencia. 

Veja também:

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim
Vem comigo para o Instagram @astrologadojardim