Touro é o signo da estabilidade. É de conhecimento básico de todos do mundo astrológico que o segundo do zodíaco, regido por Vênus, carrega a essência da beleza, do amor, do corpo e das posses materiais.
No entanto, o entendimento do segundo signo do zodíaco está muito além da simples descrição de suas características. A pergunta que proponho aqui é: Por que Touro é do jeito que é?
Neste artigo eu vou te mostrar a composição de Touro, justificando a origem da manifestação clássica que conhecemos. Todos os taurinos, em maior ou menor grau, se identificam com essa composição. A intensidade varia conforme o tanto que o signo de Touro está destacado no mapa e claro, com toda a dinâmica do mapa individual, sobretudo os planetas, aspectos e a eventual presença de signos interceptados.
Assim, como as outras partes do zodíaco, Touro não existe sozinho. Ao mesmo tempo que tem o seu papel na evolução zodiacal, o próprio signo de Touro tem na sua composição todos os outros signos.
Quem tem ascendente em Touro também se identifica com essa composição. Aqui também vale o alerta de que a interpretação precisa ser modulada a partir de todos os outros elementos do mapa.
Para descobrir a composição do signo, basta considerar as posições naturais das casas astrológicas e aplicar sobre elas a sequência do zodíaco, começando pelo signo de referência que você quer desmontar.
Como hoje estamos analisando o signo de Touro, é só imaginá-lo na posição 1 e seguir em frente (daqui vem a fácil identificação com quem tem ascendente em Touro).
Não vamos desprezar a real importância de conhecer os detalhes da junção do elemento terra com a modalidade fixa, bem como entender a fundo a simbologia do planeta Vênus. Afinal, essa é a base do signo e se para você isso chegou como idioma de extraterrestre, reserve um tempo para compreender o lugar de Touro como camada da personalidade no zodíaco e depois volta aqui para conseguir visualizar a composição.
Aproveito para destacar também a lógica da sequência das casas astrológicas, pois é isso que trará sentido ao que vamos conversar aqui.
Em frente!
Nível: intermediário
Na primeira posição encontramos a manifestação mais aparente do signo. No caso de Touro, o signo de terra fixo, este se apresenta como a consciência do mundo concreto e belo. Touro é, sem dúvida, a simbologia do que é firme, não só do que é tangível com o corpo, mas também os valores internos enraizados.
Projetando Gêmeos na segunda posição, encontramos a raiz da destreza de Touro com as questões materiais e financeiras. O signo das ideias, Gêmeos, traz para Touro a versatilidade e a inteligência esperta, curiosa e original para lidar com dinheiro e com as necessidades do corpo de forma prática.
Câncer é o signo do colo e da amorosidade protetora. Ao ser colocado na terceira posição, desperta em Touro a calma e a atitude maternal nos relacionamentos com os irmãos, primos e pessoas próximas. Sabe falar com o coração e também aprende por meio dele. Quanto às viagens curtas, é comum que tão parado Touro se desloque quando o assunto é negócios ou questões financeiras.
No seu ambiente doméstico, Touro faz questão de reinar. Esse é o resultado da projeção de Leão na quarta posição: poder na família, manifestação da criatividade onde realmente se sente à vontade, recebe as pessoas com o seu melhor e faz questão de morar em um lar bonito, bem cuidado, com o toque de realeza que for possível para a sua realidade.
Seguindo na sequência do zodíaco, chegamos a Virgem na quinta posição. Se tem alguém perfeccionista nas suas próprias criações é sem dúvida o signo de Touro. Cuidadoso e atencioso aos detalhes, Touro é bastante exigente e crítico consigo mesmo, o que pode até mesmo travá-lo. A consequência? Um signo estagnado até que tudo esteja à altura de seu nível de exigência antes de seguir em frente. Um verdadeiro fiscal de si mesmo e do outro com quem desenvolve romance.
É ótimo conviver com Touro no dia a dia! O signo da elegância e do equilíbrio – Libra – está projetado na sexta posição. Buscando sempre a cooperação, o equilíbrio e a harmonia entre os integrantes de um serviço qualquer, descobrimos aqui o segredo do sucesso financeiro e do charme do signo de Touro – a diplomacia natural nas ações do cotidiano, seja na posição de chefe, subordinado ou colega.
Touro tem fama de ciumento. De onde vem isso? Sim, do signo de Escorpião que veio parar na sétima posição, o espaço da vida dedicado aos relacionamentos em geral. O signo do controle emocional, Escorpião (água fixo) desperta em Touro a necessidade de dominar os relacionamentos, sejam amorosos ou profissionais. Não há como negar a sedução natural de Touro, não é mesmo? Agora ficou fácil perceber que o poder sedutor de Touro vem, na verdade, do signo de Escorpião projetado na sétima posição.
Aqui temos mais uma chave reveladora do sucesso taurino. A projeção de Sagitário na posição 8 remete à “sorte” e à expansão pelo dinheiro que vem do outro. Há muitas possibilidades de manifestação disso: pode ser por heranças, testamentos, seguros, dinheiro do parceiro, financiamentos, patrocínios, livros de investimentos… Mesmo envolvendo algum tipo de dor, perda ou risco, certamente são manifestações externas de profundos aprendizados que desenvolvem a sabedoria de Touro rumo à posição 9.
Touro também é bastante conhecido pelo tradicionalismo. De fato, há em Touro uma tendência ao conservadorismo. É bom deixar claro que a referência aqui não é no sentido de algum viés ideológico coletivo, mas em relação às ideias desenvolvidas pela sua própria história de aprendizado. Com Capricórnio projetado na nona posição, as grandes ideias e a expansão da consciência precisam ser construídas ao longo do tempo e seguem uma estrutura definida. No mundo das altas ideias, isso respeita a natureza sólida, firme e concreta do signo de Touro.
Graças à base firme taurina, o sucesso chega ao topo com o potencial de inovar. O signo de Aquário projetado na décima posição é o trabalho voltado para atingir o coletivo, envolvendo esforços conjuntos para o bem comum. O signo fixo de terra (Touro) encontra no fixo de ar (Aquário) a possibilidade de usar suas ideias firmes na construção da sua reputação.
Mesmo tendo como ponto de partida senso de posse e pertencimento, a verdade é que o signo de Touro é bastante generoso com os amigos, resultado da projeção de Peixes na décima primeira posição. Por outro lado, enquanto essa parte da natureza ainda não está bem elaborada, é comum observar no signo de Touro fortes episódios de desilusão com integrantes dos grupos que participa ou amigos a quem estendeu a mão.
Áries na posição 12 é bem perceptível no signo de Touro. Aqui está a impulsividade mal compreendida e confundida muitas vezes com teimosia. Aos olhos dos outros, esse é ambiente obscuro da décima segunda região é visto como um defeito. Realmente, é o que pode colocar tudo a perder. De toda forma, aqui está escondida a grande fonte da determinação do signo de Touro. É a energia do guerreiro sempre pronta para jogar a sua força em prol do novo início da posição 1.
Não é fantástico? Se você tem Touro forte no mapa, analise atentamente como isso é moldado no seu caso, fazendo a interpretação conjunta com os signos das casas da sua carta natal.
Veja também:
Leitura recomendada: O Manual do Astrólogo – Frances Sakoian e Luis S. Acker. Coleção Astrologia Contemporânea (capítulo 3)
Com amor, com Deus,
Astróloga do Jardim
Amante da Astrologia desde 2001. Astróloga profissional desde 2018. Tenho a missão de tornar esse conhecimento milenar acessível para todos com seriedade, integridade e amor.