Plutão nas casas astrológicas

Plutão nas Casas Astrológicas

Plutão nas casas astrológicas revela o lugar da nossa vida onde é preciso desenvolver a real permissão para a maior transformação que podemos vivenciar. Plutão é o planeta que que exige humildade para entender que a causa da grande dor da alma está em nós. 

Assim, é preciso olhar para a dor e não rejeitá-la.  

Enquanto esse movimento não for feito, Plutão se mostra na vida em forma de desejo de poder e controle. Em qual área da vida? Na casa onde ele está no mapa natal. Então, o primeiro passo é justamente compreender com profundidade o significado de cada casa astrológica, entendendo o lugar lógico de cada uma em meio a todas as outras.

A casa astrológica onde Plutão mora no mapa guarda os assuntos em que, num primeiro momento, não permitimos interferência. Até que finalmente baixamos a cabeça, deixamos algo ir embora para que o novo entre na vida. É o morrer simbólico para o início de um novo ciclo. 

É por isso que tanto se fala em perdas, crises e frustrações quando o assunto é Plutão. Esse é o astro que nos coloca diante de possibilidades dolorosas e que na maior parte das vezes a escolha é pelo não enfrentamento. Porém, se a coragem permitir, a passagem pela dor de Plutão promete o puro resgate da essência e da auto aceitação. 

Plutão nas casas astrológicas

Nível: básico

Não se limite ao que está escrito aqui! Esse é apenas um ponto de partida simplificado para começar a entender o funcionamento de Plutão nas casas do mapa. Mas saiba que tudo isso é modulado e individualizado a partir de vários outros elementos.

Observe o signo do planeta, se está na condição direta ou retrógrada e se faz aspectos com outros pontos do mapa. Aqui no Jardim Astrológico tem a lista completa de significados dos aspectos com Plutão

Veja também qual é a casa astrológica que abre em Escorpião, pois Plutão rege esse signo. E para uma visão bem mais ampla e completa, entenda como encaixar o significado de Plutão na leitura completa do mapa.

Plutão na casa 1

Plutão na casa 1 é uma marca de grandes dificuldades no início da vida (sociais, financeiras e até mesmo físicas) com alto potencial transformador. Rapidamente o nativo entende que a vida precisa de luta para valer a pena e, com isso, desenvolve alta força de vontade e resiliência. Deseja o controle total da própria vida e dos caminhos que escolhe iniciar, sem interferências externas. Um nativo de coragem e de batalha.  

Plutão na casa 2 (exílio acidental)

O nativo de Plutão na casa 2 tem a forte tendência de querer controlar o dinheiro e os bens materiais a todo custo. Marca de ganância e ambição, pode acabar se arriscando muito para ter sempre mais e mais. Com isso, está sempre sujeito a grandes ganhos, mas também a grandes perdas. Perder dinheiro é um grande pavor, mas a possibilidade de superação e recuperação vem na mesma medida. 

Plutão na casa 3

Plutão na casa 3 reflete o nativo que prefere ter poucos contatos, mas que seja com pessoas que demonstrem algum tipo de força e poder aos seus olhos. Além dos contatos intensos, capta as informações e aprendizados com profundidade, apesar de se submeter a situações de dificuldade na infância como rejeições, limitações ou ameaças. Quando isso é superado, acaba construindo um alto poder de convencimento e formação de opinião. 

Plutão na casa 4

Esse é um posicionamento de relação difícil com os pais, podendo até mesmo significar a ausência dolorosa de pelo menos um deles. Com um passado repleto de segredos, o ambiente familiar se mostra complexo e com enfrentamento de crises que acabam gerando no nativo um desejo de mudança de ambiente, negação da família e reforma na sua estrutura básica pessoal. A grande promessa de Plutão na casa 5 é que a segunda fase da vida seja completamente diferente da primeira. 

Plutão na casa 5 (exaltação acidental)

Por um bom tempo, Plutão na casa 5 pode manifestar no nativo uma dificuldade (talvez medo) de assumir os próprios desejos e de se entregar para os momentos de diversão na vida. Com isso, pode desejar ter controle demais sobre aquilo que cria, podendo passar por situações de aborto, relação difícil com filhos e desejar romances com pessoas de poder. Grandes prazeres e autoconhecimento são descobertos quando aprende a se entregar para as brincadeiras da vida. 

Plutão na casa 6

Plutão na casa 6 espelha o nativo que não está muito aberto para surpresas no dia a dia. Durante um bom tempo, prefere lidar com atividades cotidianas sobre as quais tenha controle absoluto. Trabalha obsessivamente com risco de adoecer ou se frustrar por causa do exagero não correspondido em resultado. Quando aprende a relaxar, vivencia as verdadeiras transformações positivas que são resultado do seu servir. 

Jardim Astrológico no YouTube

Plutão na casa 7

O nativo de Plutão na casa 7 tem a tendência de querer estar sempre no controle das relações em que firma parceria, sejam amorosas ou profissionais. Assim, a tendência é impor demais ao outro a sua maneira de pensar e agir, o que pode ocasionar rupturas dolorosas pela sua falta de tato e diplomacia. Medo inconsciente de se relacionar e perder o controle da própria vida. Tudo muda quando finalmente consegue enxergar no outro a fonte de força e inspiração para a sua própria evolução interna. 

Plutão na casa 8 (domicílio acidental)

Com Plutão na casa 8, as perdas e ganhos tomam proporções estratosféricas. O nativo passa por fortíssimos altos e baixos e se mantém na vida com uma força oculta que nem sabe de onde brota. É bastante comum o incômodo por ter que aguentar ser controlado intensamente pelo outro que o mantém financeiramente. Interesse por investigar a própria mente e entender seus conflitos internos. 

Plutão na casa 9

O nativo de Plutão na casa 9 pode ter certa obsessão por impor ao coletivo o que entende ser ético, correto e moral. Contesta crenças e tem pavor quando se depara com hipocrisias e injustiças. Quando realmente se interessa por um assunto, estuda a fundo até esgotar as informações. No momento que reconhece humildemente que pode ter escolhido o caminho errado, muda completamente a sua rota de expansão. 

Plutão na casa 10

A grande promessa de Plutão na casa 10 é a mudança radical nos grandes objetivos da vida, mais cedo ou mais tarde, se o nativo assim permitir para que não morra frustrado. Até que isso aconteça, tem de lidar com crises profissionais, confronto com autoridades e olhar com humildade para o seu próprio desejo de poder e de controle sobre a sua carreira e posição social. Posição crítica de Plutão que pode levar tanto à liderança positiva e poderosa quanto à tirania e ambição doentia.  

Plutão na casa 11

Plutão na casa 11 revela uma profunda necessidade do nativo de pertencer a grupos de poder. Da mesma forma, dói na alma quando não consegue manifestar abertamente o seu desejo de poder e influência sobre o coletivo. Age no grupo de forma secreta. Contesta a sociedade e os ambientes coletivos que frequenta. Sente-se forte para enfrentar inimigos poderosos e não dá o braço a torcer facilmente para eles. Forte ligação com os amigos, apesar da constante iminência de traição por parte daquele a quem o nativo de Plutão na 11 estendeu a mão. 

Plutão na casa 12

O nativo de Plutão na casa 12 guarda muitos segredos a sete chaves. Assim, evita ao máximo se mostrar por completo e falar dos próprios problemas. Isso pode desencadear neuroses, medos, problemas psíquicos e psicológicos. Apesar de preferir o isolamento e o silêncio, pode manifestar forte interesse em entender o mundo externo e ajudar pessoas que enfrentam profundas dores físicas e de alma. 

Veja também

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim

P.S.: Estou te esperando no Jardim Astrológico Secreto